“O homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio”, Hipócrates

O seguro de vida é um produto essencial em um planejamento patrimonial e um dos instrumentos mais degradados pela má prática e desconhecimento no sistema financeiro

Artigos

Nos últimos encontros, venho me debruçando sobre o tema proteção patrimonial, em diferentes abordagens. Iniciamos falando sobre a construção da liquidez, as características básicas dos ativos, o perfil do investidor e conceitos como volatilidade, diversificação, risco e retorno. 

Depois, abordei os mecanismos de mitigação ou transferência de riscos, como a previdência e os seguros. Seguindo a linha de raciocínio, fiz uma analogia com os anticorpos para ilustrar a atuação preventiva, em especial relativa à contratação de seguro de incapacidade laborativa.

Todavia, o nosso corpo tem um repertório de defesas mais amplo e complexo do que apenas os anticorpos, sendo estes apenas um pedaço da equação. Uma parte vital na linha de defesa biológica são os órgãos linfoides que constituem o sistema linfático. Da mesma forma, temos no seguro de vida a última linha de defesa patrimonial.

O seguro de vida é um produto essencial em um planejamento patrimonial e um dos instrumentos mais degradados pela má prática e desconhecimento no sistema financeiro. Por anos, as instituições vêm comercializando seguros como produto, o desassociando de sua real finalidade de solução.

O seguro de vida se destina a garantir que, na ausência do provedor, a família disponha de recursos para assegurar-lhes a segurança financeira em um momento que estão abalados e vulneráveis pela perda de alguém querido. 

No Brasil, ainda temos muito a caminhar no aspecto educacional e cultural. Seguros, em especial de vida, são tratados como tabu e, alinhado ao despreparo de muitos, acarretam números incipientes. Observa-se ainda que estão concentrados nas classes A/B, em pessoas de maior escolaridade e na meia idade.

A contratação de um seguro desta natureza requer a assessoria de um profissional habilitado, que seja capaz de, em conjunto com o estipulante, mensurar as necessidades de cada cliente. Tais como são diversas as respostas imunológicas aos antígenos, diversos são os riscos de cada família. Entender a capacidade de geração de riqueza, o estilo de vida, a disposição para poupar, a constituição do patrimônio e, essencialmente, as preocupações de cada indivíduo é essencial para uma correta colocação do risco.

Na Nobel, somos especializados em prover soluções patrimoniais personalizadas. Entre em contato conosco para que façamos a sorologia do seu patrimônio.

Roberta Figueira tem 28 anos de carreira, com passagens por grandes bancos do mercado, como CCF, HSBC, Merril Lynch, UBS e Safra. Tem experiência em Gestão de Operações, Valores Imobiliários, Gestão de Ativos e Fundo de Fundos. É planejadora financeira com certificação internacional CFP®, aderindo assim ao código de ética e conduta da profissão com padrão internacional. Em 2022, conquistou o exclusivo selo de Assessoria Private Wealth Planning pela XP Investimentos.