Pela segunda vez, Neuroenologia será um dos temas abordados durante o XV Congresso Paulista de Neurologia

Atividade explica a relação entre Neurologia e o conhecimento sobre o vinho

Últimas notícias

O XV Congresso Paulista de Neurologia acontece durante os dias 4 a 7 de junho, em Santos, promovendo uma série de palestras e atividades com temas de grande relevância para a especialidade. Dentre eles, a Neuroenologia, setor que vem ganhando ampla abrangência por apresentar as relações entre o cérebro e o vinho.

Pensando nisso, no dia 5 de junho, das 18h às 19h30, o Congresso promoverá uma atividade exclusiva voltada ao tema. Esta é a segunda vez que a Neuroenologia estará presente no CPN. “Diversas condições neurológicas impactam na percepção dos aromas, como trauma cranioencefálico, doença de Parkinson e, mais recentemente, a Covid-19. Talvez, por isso, a Neurologia tenha se aproximado mais do conhecimento sobre o vinho”, explica Ronaldo Abraham, que será um dos palestrantes do grande evento.

De acordo com o médico, o espaço dedicado à Neuroenologia contribui para conhecer melhor sobre a relação neurológica e sensorial. “Olfato e paladar se entrelaçam nesta tarefa. Avaliar a cor do vinho, suas nuances e o ato de brindar acentuam a experiência dos sentidos, chamando para a festa a visão e a audição. O que é certo, é a grande capacidade de aumentar vínculos e sociabilidade que o vinho nos traz”, destaca.

Durante a ocasião, os participantes farão a degustação de cinco vinho diferentes, dois brancos e três tintos, e haverá uma roda de conversa sobre a percepção de cada um deles.

No entanto, é importante salientar que a atividade é restrita a um número limitado de somente 60 participantes e o valor é pago à parte. Para mais informações e realizar a sua inscrição, acesse este link.