Diretor da APM participa do videocast “Café com o Presidente”, da SBN

José Luiz Gomes do Amaral discutiu questões de Saúde do estado de São Paulo

Últimas notícias

O vice-presidente da Associação Paulista de Medicina e assessor do secretário de Estado da Saúde de São Paulo, José Luiz Gomes do Amaral, participou do videocast “Café com o Presidente”, comandado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), Paulo Henrique Pires de Aguiar. A iniciativa reúne entrevistas com convidados especiais para compartilhar conhecimentos que impactam diretamente o dia a dia de neurocirurgiões e residentes.

Durante a conversa, Amaral abordou questões essenciais relacionadas à Política de Saúde do estado de São Paulo, com foco no futuro dos jovens neurocirurgiões que optam por trabalhar no serviço público. Entre os temas discutidos, estão valorização da prestação de serviços, Tabela SUS Paulista, Residência Médica, abertura desenfreada de escolas médicas, filas de cirurgias e outros. “É um prazer estar aqui com você para discutir temas tão relevantes, que concentram tanto a saúde pública quanto a privada”, destacou.

De acordo com ele, cerca de 150 milhões de pessoas dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). “São para eles que trabalhamos e nos aperfeiçoamos, e será no SUS que vamos encontrar uma forma de atendê-los. A saúde suplementar é fundamental, porque complementa o sistema público, mas será na saúde pública que encontraremos as soluções para os nossos problemas.”

O vice-presidente da APM ressaltou ainda que a Medicina vai além de um conjunto de informações técnicas ou intervenções. “Ela representa o esforço de reunir a vontade de ajudar o próximo com a Ciência. Precisa ser conduzida com solidariedade, compaixão e ética. Não podemos perder a humanidade, nem nos afastar dos princípios éticos”, afirmou.

Por sua vez, Aguiar falou da importância da mensagem que está sendo transmitida ao jovem médico, que é acreditar no Sistema Único de Saúde. “Hoje, tivemos uma conversa muito proveitosa e a gente conclui que talvez o sistema mais democratizado que atinge a população mais carente em distribuição é o SUS. É uma honra muito grande receber nosso convidado especial, José Luiz Gomes do Amaral”, acrescentou.

Ele complementou que a SBN continuará atuando em toda parte em busca de saber o que é importante para os neurocirurgiões e quais são os caminhos a seguir. “Sempre que possível, nós ouviremos todos os segmentos da sociedade e da Neurocirurgia”, comentou o presidente.

Por fim, Amaral refletiu sobre os desafios e as oportunidades do SUS, reconhecendo que o sistema de Saúde tem um longo caminho pela frente. “Temos muitos problemas e há muito a ser feito. Se quisermos encontrar falhas, elas estarão presentes, mas precisamos entender que esse sistema é nosso e devemos nos apropriar dele, buscando torná-lo cada vez melhor”, concluiu.

Foto: Reprodução videocast