Home Institucional

Nossa história

A Associação Paulista de Medicina nasceu em 1930, ainda quando a cidade possuía um milhão de habitantes e a classe médica cerca de mil profissionais. Fomos a segunda entidade médica representativa do estado – oficial, já que o Sindicato dos Médicos de São Paulo, apesar de fundado em 1929, só teve reconhecimento em 29 de maio de 1941. A primeira já completava 34 anos: a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, que mais tarde se transformou na Academia de Medicina de São Paulo.

O médico Alberto Nupieri vislumbrava uma entidade acessível a todos os médicos que quisessem fazer parte dela, sem restrição de número de sócios ou de escola de origem. O mais importante seria o requisito moral. E foi então que no dia 5 de setembro de 1930, ele enviou uma carta à diretoria da Faculdade de Medicina de São Paulo, a única escola médica do estado até então, propondo a criação de uma nova sociedade de Medicina.

O grupo liderado por Nupieri – formado por Barbosa Corrêa, Potiguar Medeiros, Felipe Figlioni, Oscar Monteiro de Barros e Cesário Matias – dedicou-se a uma verdadeira busca de adesões. No início, enfrentaram resistência e desconfiança quanto às verdadeiras intenções e sinceridade de objetivos, mas com o apoio de Rubião Meira, nome de prestígio no meio, o grupo conseguiu mais de 200 adesões em dois meses de trabalho. E, em 29 de novembro daquele ano, ao reunir 100 profissionais em uma Assembleia, os médicos de São Paulo fundaram a nova sociedade: a Associação Paulista de Medicina. O nome, sugerido por Ferraz Alvim, recebeu 39 votos.

Já nessa primeira Assembleia, ficou claro que uma das missões da entidade seria lutar pela defesa do exercício profissional. Na ata, entre os objetivos da entidade, foram estabelecidas ações para defesa dos interesses da classe médica. O primeiro presidente eleito, e que deveria seguir essa premissa, foi Rubião Meira, e o primeiro secretário, Alberto Nupieri. 

Logo no início, em 1932, a APM já contava com 650 sócios, o que na época representava um número expressivo de médicos no cenário da Medicina em São Paulo. Mas, foi a partir de 1948 que a entidade passou a representar todos os médicos do estado, e as sociedades estabelecidas em cidades do interior tornaram-se suas filiadas, fundando então as Regionais da APM, em locais onde não havia entidade que representasse os médicos da região.

Além da representação e da defesa profissional da classe, a Associação foi agregando uma série de serviços e benefícios aos médicos paulistas. Até os dias atuais, segue sendo uma das maiores e mais tradicionais instituições do País.

Timeline

Fundação da Associação Paulista de Medicina

Fundação da Associação Paulista de Medicina em 29 de novembro de 1930, com instalação da sede no edifício Martinelli no ano seguinte. Em 1932, acontece o lançamento da Revista da APM, atual São Paulo Medical Journal – Evidence for Health Care.

Brasão da APM

Em 1940, é criado o Brasão da APM. Em 1944, a sede ganha um novo endereço: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 393. Já em 1948, a APM torna-se oficialmente estadual, podendo ter regionais, e o acervo de sua futura Pinacoteca começa a ser formado.

Inauguração do edifício-sede

Lei estadual institui em 1950 o selo médico, taxa sobre os atestados emitidos em São Paulo pelos profissionais e convertida em fundo de assistência aos médicos. Inauguração, em 1951, do edifício-sede da Associação Paulista de Medicina na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278, onde se encontra até hoje. No mesmo ano,…Read More

Aviltamento da profissão médica

Em 1967, a APM denuncia a mercantilização da Medicina e o aviltamento da profissão médica. No ano seguinte, adquire uma fazenda em Caieiras, que se tornaria seu Clube de Campo.

60 regionais da APM

A APM já contava com aproximadamente 60 regionais em todo o estado.

Protestos pela valorização do sistema público de saúde

No início do período, médicos realizam protestos em todo o estado de São Paulo pela valorização do sistema público de saúde. Em 1988, a nova Constituição Federal cria o Sistema Único de Saúde (SUS).

Criação do Compromisso com a Qualidade Hospitalar

Em 1991, numa parceria entre a APM e o Cremesp, é criado o programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). No dia 17 de outubro de 1997, a Associação Paulista de Medicina inaugura sua biblioteca, que atualmente reúne mais de 40 mil títulos, entre livros, obras raras, teses, DVDs, jornais…Read More

Museu de História da Medicina

No ano 2000, a APM e outras entidades médicas emplacam a campanha “Tem plano de saúde que enfia a faca em você. E tira o sangue dos médicos”, que teve enorme repercussão nacional. Em 2002, o Museu de História da Medicina é inaugurado. Em 2004, a APM lança o projeto…Read More

Nova marca da Associação Paulista de Medicina

A APM ganha em 2011 uma nova marca, que alia tradição e modernidade. Em 2012, consolidação da Comissão Estadual para negociação de honorários junto aos planos de saúde, encabeçada pela APM com apoio das sociedades de especialidades. Após forte mobilização da Associação, em 2013 os médicos são incluídos no Simples…Read More

Instituto de Ensino Superior da APM e Hotel Fazenda

Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, a APM continua forte e atuante. Muitos dos projetos são adaptados à nova realidade e passam a ser realizados de forma on-line e híbrida. Os Webinars APM são criados para levar informações e debates sobre os mais relevantes temas aos médicos e sociedade.…Read More