APM e Neurologia reforçam vínculos em encontro das instituições

Desde o início de junho, a Associação Paulista de Medicina vem realizando uma série de encontros com as sociedades de especialidades, a fim de ouvir suas principais necessidades e demandas e aproximar as instituições, fortalecendo o vínculo entre a classe médica.

Notícias em destaque

Desde o início de junho, a Associação Paulista de Medicina vem realizando uma série de encontros com as sociedades de especialidades, a fim de ouvir suas principais necessidades e demandas e aproximar as instituições, fortalecendo o vínculo entre a classe médica.

Na última terça-feira, 14 de junho, o encontro foi com os representantes da Associação Paulista de Neurologia (Apan), com a presença do presidente da instituição, Rubens José Gagliardi, e do tesoureiro, Marcel Simis. Pela APM, participaram o diretor de Defesa Profissional, Marun David Cury, e o superintendente de Estratégia e Marketing, Jorge Assumpção.

Marun explicou que o papel das especialidades médicas é fundamental para o bem-estar da sociedade e, por isso, a APM disponibiliza uma estrutura muito grande e competente, buscando atender as carências dos diferentes setores da Medicina para proporcionar uma melhor experiência na Saúde.

Para ele, é imprescindível que haja união entre a classe médica. Ao realizar negociações com planos de saúde, por exemplo, fica evidente a desunião que há entre os médicos, fator que dificulta intensamente a obtenção de avanços ou benefícios. “Além disso, a gente tem que estar caminhando em conjunto com a política. A APM tem uma ligação muito grande com o Ministério Público, com Secretarias Municipais e Estaduais, Ministério da Saúde e AMB, e isso é muito importante para a gente ter suporte”, destacou.

Ainda neste sentido, o diretor de Defesa Profissional destacou os trabalhos que a Associação vem realizando para combater a aprovação da reforma tributária nos moldes atuais. O médico pontua que foi realizada uma parceria com mais de 200 segmentos da Economia e do setor de Serviços, com força política eficiente e que permite a defesa de uma série de assuntos de interesse em comum.

Jorge Assumpção apresentou a estrutura, serviços e benefícios da APM para os representantes da sociedade de especialidade – bem como falou sobre as demais unidades de negócio: Residencial, IESAPM (Instituto de Ensino Superior) e Hotel Fazenda.

Apontamentos da Neurologia

Rubens Gagliardi demonstrou satisfação em visitar a sede da Associação Paulista de Medicina, indicando que ambas as instituições têm um histórico de parceria que fortalece e contempla a classe médica. Ele ainda valorizou o trabalho realizado pela Defesa Profissional da APM, destacando que o departamento auxilia os profissionais com maestria, sem os deixar desamparados.

Para o neurologista, algo que chama a atenção atualmente é o desinteresse de jovens médicos em fazer parte do movimento associativo, salientando quanto isso tende a ser prejudicial para

o setor. “É impressionante como médicos recém-formados não têm interesse na atividade associativa. Além disso, também há o número elevado de médicos e universidades de Medicina. O que vai acontecer diante dessa situação? Não vai ter emprego para todo mundo e o médico vai acabar aceitando qualquer proposta que lhe oferecerem, afetando a qualidade do atendimento, é impossível controlar isso. Por esse motivo, precisamos pensar em alguma coisa para tentar conter a situação, como um exame de ordem ou algo neste sentido.”

Durante a reunião, os médicos também ressaltaram a necessidade de resgatar o vínculo com o paciente e a política de visitação ao consultório, evitando idas desnecessárias ao pronto-socorro, por exemplo. “Atualmente, os pacientes são internados sem haver a menor necessidade, e isso beneficia o convênio, que ganhará com essas internações de casos que poderiam facilmente ser resolvidos em consultas. Temos que fazer uma forte campanha com a população, que adquiriu essa cultura de fazer uma série de exames e procedimentos desnecessários achando que é algo bom, quando na realidade não é”, indicou Gagliardi.

Já o tesoureiro da Apan, Marcel Simis, afirmou que também é preciso salientar a força do sindicato para a classe médica. “Quando você deixa de participar dessa força, está deixando de lutar pelos seus próprios direitos. Não tem a ver com posicionamento político, mas sim com o fato de o médico entender que antes ele era defendido pela lei da oferta e da procura, mas hoje isso acabou. A mudança deste cenário faz com que a classe médica precise se unir e se fortalecer, senão vamos continuar sendo explorados com salários baixíssimos e cargas horárias absurdas.”

Ainda focando em maneiras de exaltar o trabalho médico e defender seus interesses, Simis deu sugestões de ações que podem ser realizadas para chamar a atenção de profissionais –por exemplo o desenvolvimento de bolsas voltadas à linha de gestão sobre o valor da Saúde e a qualidade do atendimento aos pacientes.

“O termo gestão às vezes acaba causando confusão, pois os indivíduos podem achar que diz respeito à administração hospitalar. No entanto, é algo que abrange consultas de qualidade, na linha de ‘quanto custa pagar caro em um médico?’ e entender que isso é sobre qualidade de vida. Está tudo relacionado a um trabalho sustentável e interessante de ser feito”, demonstrou.

O presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, participou do final da reunião, via chamada de vídeo, agradecendo a parceria da Apan. “Este encontro é para estreitarmos nossos laços e ouvir vocês, para que possamos representar os seus interesses. Temos uma parceria bem qualificada e esperamos que ela se torne cada vez mais próxima. Nos comprometemos a auxiliar vocês em suas decisões, oferecendo a estrutura da APM Estadual e de suas Regionais naquilo que lhes for necessário”, encerrou.

Fotos: Marina Bustos

Fotos: Marina Bustos