14ª reunião com as especialidades recebe Angiologia e Cirurgia Vascular

Na última quinta-feira, 21 de julho, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - Regional São Paulo (SBACV-SP) foi a convidada da 14ª reunião, representada pelo seu presidente, Fábio Henrique Rossi, e o diretor de Defesa Profissional, Fábio José Bonifácio Sotelo

Notícias em destaque

A Associação Paulista de Medicina está fortemente engajada em alinhar posicionamentos com as sociedades de especialidades. E desde junho, estão sendo recebidas diferentes representantes das áreas médicas a fim de ouvir suas demandas, questionamentos e anseios, para possibilitar a execução um trabalho positivo e duradouro.

Na última quinta-feira, 21 de julho, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP) foi a convidada da 14ª reunião, representada pelo seu presidente, Fábio Henrique Rossi, e o diretor de Defesa Profissional, Fábio José Bonifácio Sotelo. Pela APM, participaram o presidente, José Luiz Gomes do Amaral, e o superintendente de Estratégia e Marketing, Jorge Assumpção.

Amaral indicou que o objetivo da Associação é proporcionar um termo de convênio com as sociedades de especialidades, neste caso a Angiologia e Cirurgia Vascular, para que assim elas mesmas possam definir quem será o seu representante dentro da entidade. O presidente da APM demonstrou que tal vínculo permite a aproximação dos diversos setores da Medicina, une a classe e possibilita alcançar conquistas virtuosas com propriedade.

“Eu sempre tive uma interface muito grande com a Angiologia e Cirurgia Vascular, pois, ao montar a unidade de terapia intensiva da Escola Paulista de Medicina, tinha diversos colegas desta área, e realizamos muitas cirurgias juntos. Sempre estive cercado de brilhantes cirurgiões vasculares, que contribuíram muito para o enriquecimento do setor. É fundamental trazer isso para a Associação Paulista de Medicina”, destacou Amaral.

Pontos de contato

Rossi demonstrou seu entusiasmo em estabelecer tal parceria. O presidente da SBACV-SP exemplificou que incorporará um espaço para a APM em seu site, a fim de captar mais associados – que, às vezes, podem não ter um conhecimento aprofundado sobre a atuação da Associação – e, assim, fornecer informações relevantes a respeito dos serviços disponibilizados.

Outro ponto de interesse que chamou a atenção dos convidados foi a Defesa Profissional, um dos principais pilares da Associação Paulista de Medicina. “Em determinadas situações, somos obrigados a lidar com profissionais que não têm formação para tratar complicações, problemas que acabam sendo resolvidos pelo médico. Com o avanço da pandemia, pudemos observar que houve uma avalanche no número de casos relacionados à nossa especialidade, por exemplo. Precisaremos muito da ajuda de vocês”, explicou.

Neste sentido, Amaral reforçou que a APM está pronta para atendê-los, visto que conta com uma assessoria parlamentar que atua diretamente na Assembleia Legislativa de São Paulo e no Congresso Nacional, permitindo contato direto com ministros, secretários e demais autoridades de Saúde, com ampla articulação.  

No decorrer da reunião, os médicos conferiram uma apresentação de Assumpção, que relatou alguns dos principais serviços e benefícios disponibilizados pela APM. Focando nos eventos, explicou que eles são realizados tanto dentro quanto fora da entidade, indicando que conforme vão crescendo, vão mudando de lugar e sendo adaptados para proporcionar uma melhor experiência.

Educação continuada

Relembrando o Global Summit Telemedicine & Digital Health, Sotelo salientou que já havia participado. “É um evento gigantesco e muito interessante, com abordagens importantíssimas. Eu não sabia que a APM era uma das organizadoras, isso é muito significativo, agrega valor e demonstra a seriedade do trabalho feito aqui”, manifestou.

Já no sentido de ocupar espaços dentro da própria Associação, Rossi indicou que a especialidade possui um curso chamado SPecializando, que acontece em formato EAD, mas que há alguns módulos de treinamento. De acordo com ele, uma das edições do treinamento será realizada na sede da APM, de modo que já é possível pensar em efetuar edições futuras do evento neste espaço.

No decorrer do bate-papo, o presidente da APM mencionou como ocorreu o projeto de desenvolvimento do Instituto de Ensino Superior (IESAPM), salientando a necessidade de propagar o incentivo à educação dos profissionais de Saúde, principalmente no que diz respeito à Gestão Hospitalar.

“Isso foi uma grande sacada. Nenhuma faculdade de Medicina oferecia Gestão Hospitalar e vocês foram e criaram isso do zero, o que dá muito trabalho, então deixo aqui os meus parabéns. Acredito que também seja possível fazermos uma parceria forte nessa questão, porque anda muito em consonância com o que estamos pensando. São muitas informações e já estou animado para começar a executar as nossas ideias o mais rápido possível”, finalizou o presidente da SBACV-SP.

Fotos: BBustos Fotografia