APM recebe Terapia Intensiva em reunião de especialidades

Na tarde da última terça-feira, 23 de agosto, a Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (Sopati) marcou presença na 18ª reunião com as especialidades, que vêm sendo promovidas pela Associação Paulista de Medicina desde o início de junho.

Notícias em destaque

Na tarde da última terça-feira, 23 de agosto, a Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (Sopati) marcou presença na 18ª reunião com as especialidades, que vêm sendo promovidas pela Associação Paulista de Medicina desde o início de junho. Como de costume, o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, recebeu os convidados, sendo eles a presidente da Sopati, Viviane Cordeiro Veiga, e o 2º tesoureiro da instituição, Alexandre Biasi Cavalcanti.

Ao iniciar a reunião, o presidente da APM ressaltou que explorar possíveis interfaces e estreitar a parceria entre as entidades são os principais motivos da promoção dos encontros. “A APM está caminhando para os seus 100 anos, congregando uma vasta diversidade de profissionais da Saúde, desde sua fundação. Antes mesmo de as sociedades de especialidades existirem, os médicos se reuniam aqui, formando nossos diversos departamentos científicos.”

“Hoje apresentamos uma nova proposta de convênio. Queremos ter no Departamento Científico da APM dois representantes de cada sociedade de especialidade, indicados pelas organizações e referendados pela nossa Diretoria, tornando as tomadas de decisões mais fáceis e sendo realizadas em conjunto”, acrescentou o presidente da Associação.

Defesa e serviços

Participando da reunião de forma virtual, o diretor de Defesa Profissional da APM, Marun David Cury, explicou aos participantes o papel da entidade na representação da classe médica e as conquistas ao longo dos anos. “Nosso departamento atua em todos os segmentos para a defesa do profissional de Saúde e de seus interesses, sendo eles na saúde pública ou suplementar. Além disso, buscamos esclarecer questões do âmbito pessoal e profissional dos médicos associados.”

Ele também salientou que a entidade foi responsável pela inclusão da classe médica no sistema simples de tributação: “Este ano, trabalhamos intensamente na pauta da reforma tributária, algo que afeta diretamente a vida do médico. Diante disso, fizemos uma parceria com entidades do setor de serviços, o que abriu nossos horizontes. Uma luta que a princípio seria da APM em defesa dos interesses do médico, e hoje é um desafio para cerca de 200 segmentos, o que gera uma força muito grande. Ressalto que estamos à disposição das sociedades de especialidades referente às necessidades na área governamental, municipal, estadual ou federal”.

No decorrer da conversa, o superintendente de Estratégia e Marketing da APM, Jorge Assumpção, apresentou a história da APM, suas evoluções e as mudanças estruturais na Associação nos últimos anos, além de ter relembrado a criação do Instituto de Ensino Superior (IESAPM) e a missão, visão e valores da entidade, além das inúmeras vantagens oferecidas aos associados.

O gerente da Unicred André Gonçalves dos Santos, também participou da reunião e enfatizou que a procura da parceria com a Associação – que abriga uma agência conceito da instituição financeira – ocorreu pelo seu conceito e credibilidade, além do aumento da procura pelo setor de investimentos por parte de profissionais da Saúde. “Nos juntamos à APM pois é uma das associações com o maior foco em desenvolvimento na área médica. Nosso intuito não é oferecer o que os bancos oferecem, o foco não é receita, queremos trabalhar para atender nossos clientes da melhor forma possível.”

De acordo com ele, grande parte da diretoria da Unicred é composta por médicos. “Buscamos atender de uma forma diferente, algumas sociedades sediadas na estrutura da APM têm questões financeiras vinculadas à Unicred, e posso destacar que todas as análises que fizemos geraram muita economia às instituições. Nos preocupamos com a orientação, em trazer para o médico um parceiro financeiro diferente.”

Impressões

“Estamos a poucos quilômetros de distância e ainda não conhecíamos todas as vantagens oferecidas pela APM. Acredito que seja importante começarmos a conversar sobre melhorias e realizar projetos em conjunto. Levarei isso à nossa diretoria e com certeza indicaremos nomes para fazer parte desta iniciativa”, resumiu a presidente da Sopati.

Da mesma forma, o 2º tesoureiro se disse impressionado com o conteúdo apresentado: “Ao longo de tudo o que nos foi passado, surgiram muitas ideias. Precisamos pensar em como podemos transmitir este conteúdo e apresentar as diretrizes para nossa diretoria, encaminhar projetos práticos e de convergências, acredito que será muito vantajoso para ambas as partes”, complementou.

Texto: Laís Vasconcelos (sob supervisão de Giovanna Rodrigues)

Fotos: Marina Bustos