Mês da Medicina: Saiba como a carreira é importante

Precisamos destes profissionais desde o primeiro respiro quando nascemos

Artigos

A carreira de Medicina é uma das mais antigas do mundo. Seja por tratar das doenças ou cuidar do ser humano, ela é uma profissão altamente renomada e procurada entre jovens e entusiastas da área.  

Em outras palavras, as universidades recebem todos os anos milhares de inscrições para concorrer às vagas nesse curso. Muitas vezes, principalmente no Brasil, as vagas que as instituições de ensino possuem não preenchem a quantidade de candidatos que almejam serem médicos.

A Medicina é importante há muitos anos e segue sendo uma profissão primordial atualmente, afinal, quem nunca precisou de um médico? Precisamos destes profissionais desde o primeiro respiro quando nascemos.

Pensando em tudo o que a Medicina é para nós e como ela faz parte da vida de milhares de pessoas, neste mês dos médicos, faremos um post especial com curiosidades, história e a evolução da Medicina ao decorrer dos anos. Acompanhe!

Como surgiu a Medicina?

Em verdade, a Medicina começou há milhares de anos em rituais e magias que tinham o objetivo de curar e amenizar doenças. Com o tempo, as crenças religiosas perderam espaço e o apelo científico ficou mais forte, dando origem a algo mais tangível.

É difícil dizer exatamente quando surgiu a Medicina, pois acreditamos que tratar doenças e mal-estares é necessário desde o início da humanidade. No entanto, na história, existem dados que as primeiras ciências médicas surgiram na Grécia no século V a.C, quando Hipócrates elaborou um documento com algumas doenças, seus diagnósticos e possíveis tratamentos. Mais tarde, esse documento milenar servira para a construção do juramento dos médicos, que leva o seu nome e é repetido pelos médicos na colação de grau.

Contudo, não podemos dizer especificamente que a Medicina surgiu na Grécia antiga, pois há relatos de curandeiros e praticantes da Medicina em outras civilizações, como no Egito antigo.

Como surgiu a Medicina no Brasil?

Cientificamente, a Medicina começa com a colonização dos portugueses no Brasil. No entanto, antes disso, os povos indígenas já faziam rituais para curar doenças. O primeiro médico no Brasil desembarcou em 1500 com a frota de Cabral. Era o mestre João Menelau que, inclusive, foi de suma importância para a descoberta do Brasil. Ele era praticante de Medicina, cirurgia, astronomia e astrologia.

Muitos anos depois, em 1808, foi inaugurada a primeira faculdade de Medicina, em Salvador, e a segunda no Rio de Janeiro, no mesmo ano. Aliás, a primeira mulher brasileira a se formar na profissão foi a ativista gaúcha Rita Lobato, em 1887.  

Como a Medicina evoluiu ao longo da história?

É fato que a Medicina não descansa. Até hoje, cientistas descobrem novos métodos de tratamento, cura e doenças novas todos os dias. A evolução da profissão ao longo da história não foi diferente. Demorou, aconteceram milhares de coisas no processo e houve tentativas e erros.

Algumas das descobertas que revolucionaram a profissão foram:

  • A descoberta do DNA;
  • Descoberta dos primeiros antibióticos;
  • Estudos de dissecação de cadáveres humanos;
  • Técnicas para a preservação de órgãos;
  • Desenvolvimento de vacinas e remédios, como anestésicos;
  • Criação de máquinas como raio-x e o ultrassom, entre muitas outras.

A Medicina transformou o mundo e deu origem a algumas áreas como a Biologia. Seu alicerce principal são os estudos da Ciência. A profissão é primordial para a sociedade e já salvou tantas vidas que nem se pode contar.

Com o mundo em transformação tecnológica, quais as tendências para a Medicina?

Em um cenário que está em constante transformação digital e tecnológica, todos os segmentos são impactados e a Medicina é uma delas.

Após a pandemia de Covid-19, a Medicina precisou evoluir bastante, principalmente com a necessidade do distanciamento social e a preocupação dos profissionais de Saúde em não superlotar os hospitais – o que causaria mais riscos de contaminação.

A grande alternativa para isso foi a Telemedicina. Só entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de consultas foram realizadas de forma on-line, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital. Desde então, os números só tendem a crescer.

Entre outras tendências tecnológicas para a Medicina, estão:

  • Telemedicina
  • Inteligência Artificial
  • Software de Gestão
  • Prontuário Eletrônico
  • Robôs Cirúrgicos

Os Médicos também precisam de proteção

A vida atualmente é uma correria para grande parte da população que trabalha, no entanto, existem algumas profissões específicas que exigem um tempo, concentração e demanda muito maior, como é o caso dos médicos.

A Medicina, por si mesma, já é uma profissão difícil e que exige maior cuidado, afinal, você é responsável pela vida de outra pessoa. No entanto, quando se fala em saúde e segurança, todos temos que ser cuidadosos e prevenidos.

Nesse sentido, é importante investir em coisas que assegurem e te protejam em situações difíceis e indesejadas, como acidentes ou roubo. Os seguros foram criados exatamente para isso: se antecipar aos fatos e te proteger em momentos difíceis e que são ocasionados de repente, sem aviso prévio.

Por isso, a MDS Brasil é parceira da Associação Paulista de Medicina e traz soluções inovadoras e práticas para os associados, que trabalham 24/7 e têm pouco tempo para cuidar de si mesmos. Os seguros te proporcionam segurança e tranquilidade no dia a dia das clínicas, hospitais e laboratórios. Afinal, você cuida do próximo e nós cuidamos de você!

São muitas as modalidades de seguros, e para o associado APM, para maior segurança e tranquilidade no dia a dia tão corrido, destacam-se os seguros para carro, viagem, consultório, residência, celular e notebook.

O seu carro é muito necessário na locomoção diária, de casa para o consultório e hospitais, e também está nos momentos de lazer. No seguro de auto, conte com assistência 24 horas de guincho e assistência emergencial; em casos de sinistro, utilize o carro reserva. Além disso, você pode contar com descontos em estacionamentos, teatros, assistências para residência e danos contra a terceiros.

Em suas viagens para congressos e lazer, conte com a solução do Seguro Viagem. São muitas as coberturas e assistências, para imprevistos como perda de mala e bagagem, e em especial a cobertura de despesas médicas.

Em comemoração ao mês dos médicos, todos os associados que contratarem seus seguros em outubro de 2022 na APM com a parceria MDS, além das condições especiais em valores, também ganharão um brinde – a ser retirado na Central de Atendimento da APM até 31/10/2022. Entre em contato e aproveite!