Eleuses Paiva assume a Secretaria da Saúde de São Paulo

O médico Eleuses Vieira de Paiva foi empossado como secretário da Saúde do Estado de São Paulo no dia 9 de janeiro, em cerimônia no Centro de Convenções Rebouças

Notícias em destaque

O médico Eleuses Vieira de Paiva foi empossado como secretário da Saúde do Estado de São Paulo no dia 9 de janeiro, em cerimônia no Centro de Convenções Rebouças – que contou com a presença do governador do estado, Tarcísio de Freitas, do ex-secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, e de familiares e diversos amigos e colegas da Diretoria da Associação Paulista de Medicina.

O início da cerimônia foi conduzido por Gorinchteyn, que destacou que a passagem de sua função para Eleuses Paiva simboliza não apenas uma satisfação, mas uma tranquilidade e continuidade dos valores éticos, morais, científicos e humanos. O ex-secretário relembrou que apesar de a Pasta ter estado diante do maior desafio de sua história, a pandemia de Covid-19, o empenho dos profissionais da Saúde foi exemplar, contribuindo para que não faltassem leitos, oxigênios, medicações e vacinas no estado.

“Meu querido Eleuses, deixo tudo isso de herança para você, além de outras obras muito boas que você terá a oportunidade de inaugurar. Também deixo uma equipe de honra que nos orgulha, que mostrou a sua coesão, responsabilidade, garra e o quanto são capazes de fazer muito bem. Muito obrigada pelo apoio, foi uma missão cumprida com dignidade, honestidade, respeito, ética e cidadania”, complementou Gorinchteyn, que é infectologista.

O discurso de posse do novo secretário foi marcado pelo seu reconhecimento ao Sistema Único de Saúde, salientando que esta é a principal política social concedida pela Constituição Federal de 1988 – de modo que se antes já existiam razões de sobra para que a população se orgulhasse do SUS, a pandemia de Covid-19 consolidou a importância do sistema público e universal, sobretudo em um País com desigualdades sociais e econômicas tão abrangentes como o Brasil.

Grandes responsabilidades

De acordo com Eleuses Paiva, é fundamental rever formas de financiamento da saúde pública no País, sendo este um de seus principais desafios à frente do cargo ocupado. O SUS é um sistema tripartite, que depende do trabalho conjunto entre municípios, estados e União, além da indispensável parceria com a sociedade.

“A fila tem que andar, para isso, é preciso gestão, transparência e previsibilidade. No campo das internações hospitalares, a situação foi agravada pelo fato de que nos últimos anos, mais de 7 mil leitos do SUS foram inativados no estado de São Paulo, por questões financeiras ou operacionais. Assim, antes de partirmos para a abertura de novos hospitais, é necessário um diagnóstico preciso do motivo da inativação desses leitos, como reabri-los e quais as regiões mais necessitadas. Temos também que construir parcerias e melhorar aquelas que já existem”, salientou.

Outro grande foco da gestão de Paiva está relacionado à atenção primária, campo fundamental para o funcionamento adequado do SUS. Apesar de este nível de atenção ser responsabilidade dos municípios, o secretário fomentou que a Pasta será solidária no sentido de melhorar a resolutividade – coordenando um projeto de construção da regionalização cooperativa no estado, possibilitando serenidade aos serviços prestados na média e alta complexidade, estratégia que contribui para a instituição de um alto padrão de governança e comporta maior participação dos municípios envolvidos.

Não obstante, o investimento em saúde digital também é um dos objetivos do secretário, que visa transformar São Paulo em referência nacional nesta área, reaproveitando modelos já testados e bem-sucedidos durante a pandemia. A política de prevenção de doenças ainda engloba suas maiores prioridades, principalmente no campo da cobertura vacinal, relembrando que o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que sempre foi referência mundial, vem registrando uma queda em seus números desde 2015.

“É imprescindível mostrar que as doenças ainda existem e que a vacinação é essencial. Temos a clareza de que neste mundo globalizado, com certeza outras pandemias poderão ocorrer e precisamos estar preparados para enfrentá-las de forma rápida e assertiva. Portanto, vamos criar o Centro Estadual de Combate de Doenças e Qualidade Assistencial em São Paulo, pautado em um sistema de inteligência epidemiológica, formando plataformas e bancos de dados que contribuam para o rastreamento e a avaliação de ameaças à Saúde, agilizando a tomada de decisões baseadas em evidências e acompanhando a trajetória da saúde populacional”, manifestou.

Para Eleuses Paiva, também é preciso redobrar o cuidado com a saúde mental, ampliando serviços na área, ofertando tratamentos e possibilitando inserção social para pessoas com transtornos mentais e dependências químicas em diferentes contextos clínicos e psicossociais. No entanto, isso só será atingido através da atuação transversal de políticas públicas que permitam o alcance do objetivo.

“Quero compartilhar com vocês o meu entendimento de que Saúde é gente cuidando de gente. Conto com o empenho e a ajuda de todos, para que possamos vencer esses desafios e proporcionar à população de São Paulo uma Saúde digna e de qualidade”, concluiu.

Nascido em 13 de junho de 1953, na cidade de Santos (SP), Eleuses Paiva é uma das maiores forças médica e política do estado. É formado pela Faculdade de Medicina de Itajubá (MG) e especialista em Medicina Nuclear pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor assistente da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, tendo atuado como presidente da Associação Paulista de Medicina (1995-1999) e da Associação Médica Brasileira (2000-2005), além de ter sido vice-prefeito e secretário da Saúde de São José do Rio Preto e exercido o cargo de deputado federal durante três mandatos.

Trabalho multidisciplinar

O governador Tarcísio de Freitas destacou que a gestão que se encerra enfrentou com maestria o período da pandemia. E destacou quantas pessoas foram salvas graças ao esforço, à competência e à dedicação dos profissionais da Saúde, mostrando a importância e o acerto do SUS, sistema que, em suas palavras, representa um patrimônio brasileiro que precisa ser valorizado, preservado e investido. De acordo com ele, seu intuito é fazer com que o SUS fique cada vez mais forte em São Paulo.

Para Freitas, atualmente o maior problema da Saúde é o financiamento, e para resolvê-lo, será necessária muita criatividade e capacidade de diálogo com os municípios e o Governo Federal, já que o reajuste na tabela do SUS é fundamental. “O financiamento vai demandar mais ações e nos fará entender que precisamos partir de uma visão de integração horizontal da Saúde. Todas as áreas que compõem a Saúde terão que trabalhar em conjunto”, evidenciou.

Reforçando as palavras de Eleuses Paiva, o governador demonstrou que a eficácia na atenção primária é um desafio para sua gestão, precisando recorrer à tecnologia – o que fará a Telemedicina ser uma de suas prioridades. Conforme reforçou, São Paulo é referência para o Brasil e para continuar em seu papel de protagonismo, precisa dar um salto tecnológico, levando a Telemedicina para a ponta e para o médico de família, aumentando a eficácia da atenção primária e contribuindo para descomprimir urgências e emergências.

Ele ainda pontuou que as Santas Casas se configuram como uma de suas preocupações, já que em diversos municípios a referência que há em Saúde são elas. Por esta razão, a articulação com o Governo Federal é muito significativa, contribuindo para a revisão de tabelas, recuperação financeira e alívio de dívidas.

“A valorização de profissionais da Saúde, que já demonstraram o seu valor, é fundamental para que tenhamos um sistema equilibrado. Tenho certeza de que vamos conseguir harmonizar esses objetivos e terminar aquilo que nos está sendo deixado de legado, finalizando obras que estão em andamento, reabilitando leitos que estão fechados e aumentando essa oferta que vai ter um reflexo direto na diminuição das filas”, explicou.

Por fim, Tarcísio de Freitas parabenizou Eleuses Paiva por ter aceitado tamanho desafio, que exige esforço, dedicação e abdicação de uma série de questões: “Tenho certeza de que temos o que há de melhor. São profissionais que escolheram se doar pelo próximo e farão isso com excelência. Tenho certeza que vocês ajudarão muito o secretário da Saúde para que ele possa fazer um grande trabalho”.

Fotos: BBustos Fotografia