O que eu escolho ser amanhã?

Rosálie Sant'Ana, assessora de investimentos da Unicred Valor Capital

Artigos

“Quando você toma consciência que seu tempo acaba, você passa a ter lucidez sobre suas escolhas; você escolhe pelo que você sofre, não desperdiça sua energia com coisas secundárias”. A reflexão faz parte do livro ‘A Morte é um dia que Vale a Pena Viver’, da escritora e médica geriatra Ana Claudia Quintana Arantes, especializada em cuidados paliativos.

Nossa cultura do imediato nos faz muitas vezes reféns do hoje, do agora, sem perceber que o bem mais precioso que temos é justamente o tempo e, infelizmente, esse é o único ativo que não conseguimos recuperar. Quando falamos de futuro, normalmente associamos a sonhos, onde queremos estar, mas raramente pensamos como fazer, ou ainda, “o que estou fazendo hoje para esse futuro amanhã?”.

Partindo desse ponto, trazemos a importância de que planejamento e organização sempre serão essenciais em nossa caminhada. Desta maneira, você começa a partir do momento que decide querer ter um futuro mais tranquilo, sereno e independente. Tudo sempre será uma questão de escolha.

E como colocar em prática? O primeiro passo é conhecendo a si mesmo, sua estrutura de receitas e despesas. E isso, por mais simples que seja, é um divisor de águas na vida de muitas pessoas. Será que realmente você sabe quanto gasta em um mês? Para isso, contamos com aplicativos, planilhas e até algumas contas em plataformas digitais de produtos financeiros, prontos para nos ajudar.

A próxima etapa é você se propor a objetivos, de curto, médio e longo prazo, alinhados com sua situação financeira e, principalmente, ao seu perfil de investidor, colocando disciplina em suas reservas mensais.

O que posso escolher? Nem sempre isso é uma tarefa fácil, conhecer e escolher as melhores opções de mercado, dado que o profissional médico trabalha, em média, de sete a nove horas por dia, sete dias por semana, conforme revelou a pesquisa ‘Panorama Financeiro Médico’ de 2021, realizada pela AFYA – instituição que busca inovação na área de educação em Medicina. E conciliar seu tempo disponível para essas análises exigirá dedicação, paciência e disciplina.

Nesse universo, é importante conhecer o trabalho de uma assessoria especializada e que corrobora na busca de suas necessidades, trazendo para o investidor diversificação. Não só pelo contexto econômico e suas perspectivas, que são considerados nestas recomendações, mas o aplicador mitiga seu risco através de diferentes ativos – podendo assim, maximizar a eficiência de seu portfólio, bem como seus retornos no decorrer do tempo, uma vez que hoje contamos com centenas de alternativas de investimento no mercardo.

E como fazer? Busque informação em canais seguros, procure uma instituição financeira independente para conhecer mais as alternativas e receber orientações e recomendações, objetivando sua necessidade e perfil, sem viés comercial.

O novo ano se aproxima, que tal começar agora? Lembre-se, o bem mais precioso é o seu tempo. Nunca esqueça disso em suas escolhas de hoje.

Rosálie Sant’Ana
Assessora de investimentos da Unicred Valor Capital

Publicada na edição 735 – Dezembro de 2022/Janeiro de 2023 da Revista da APM