Nota AMB sobre a crise humanitária do Povo Yanomami

Além de declarar solidariedade, a AMB, sensibilizada com o sofrimento do Povo Yanomami, oferece às autoridades constituídas seu apoio no enfretamento do problema

Notícias em destaque

A Associação Médica Brasileira (AMB), na condição de representante da classe médica, vem a público expressar sua enorme preocupação com a situação atual dos povos indígenas Yanomami, em Roraima, conforme amplamente noticiado na imprensa.

Trata-se de um grave problema social, acompanhado de condições de saúde extremamente precárias, e que exige medidas imediatas e conjuntas dos mais variados setores da sociedade com o intuito de reverter o atual cenário.

Além de declarar solidariedade, a AMB, sensibilizada com o sofrimento do Povo Yanomami, oferece às autoridades constituídas seu apoio no enfretamento do problema.

Somos uma entidade de âmbito nacional e que mantém vínculos associativos com todas as Sociedades de Especialidade e as Associações Federadas de cada estado. Tais entidades estão sendo consultadas e, a seu critério e dentro de suas possibilidades, poderão somar esforços conosco, formando uma ampla rede de médicos que poderão, mesmo à distância, prestar ajuda aos profissionais de saúde envolvidos diretamente no atendimento aos indígenas.

Na expectativa de que a mobilização da sociedade e as ações das autoridades constituídas produzam resultados, expressamos nosso desejo de contribuir para que mais saúde e dignidade cheguem às terras indígenas Yanomami.

Associação Médica Brasileira