Saúde Digital e Inteligência Artificial são temas de mentoria do programa Agentes APM

No dia 15 de fevereiro, o Programa Agentes da Associação Paulista de Medicina realizou uma mentoria focada em Saúde Digital e Inteligência Artificial na Medicina

Programa Agentes APM

No dia 15 de fevereiro, o Programa Agentes da Associação Paulista de Medicina realizou uma mentoria focada em Saúde Digital e Inteligência Artificial na Medicina. O encontro, de forma virtual, contou com a moderação do coordenador do programa, Expedito Barbosa, e do médico e fundador da empresa HackMed, Cauê Gasparotto Bueno, que foi o palestrante.

Segundo Gasparotto, os sistemas de Saúde ao redor do mundo vêm enfrentando um notável problema, uma vez que estão se tornando cada vez mais complexos e custosos – exigindo um alto nível de atuação de profissionais que estão inseridos neste mercado. O médico também destacou que há uma falha nesses sistemas, já que o processo educacional dos profissionais de Saúde ao longo dos anos não acompanhou as mudanças e os novos desafios encontrados no século XXI.

Outro problema está relacionado ao conflito entre as competências ensinadas durante o período da faculdade e as verdadeiras necessidades de pacientes e da população geral, ocasionando um despreparo no trabalho em equipe. De acordo com o palestrante, a formação acaba sendo muito voltada ao ensinamento de técnicas específicas e não ao entendimento amplo do contexto da Saúde, levando a uma defasagem no desenvolvimento de lideranças efetivas e capazes de otimizar a performance dos profissionais.

Ele ainda exibiu uma pesquisa do The Lancet, no intuito de demonstrar como é possível transformar a educação para fortalecer o setor em um mundo atual, moderno e independente. Para isso, a tecnologia vem demonstrando ser uma aliada fundamental, já que sua utilização de forma consciente tem a tendência de melhorar habilidades e capacitações, além de ser uma alternativa para atendimentos a longa distância, englobando cada vez mais pacientes ao sistema de Saúde.

Inteligência Artificial

O conceito de inteligência artificial está cada vez mais presente na sociedade, e na Saúde este panorama não é diferente. Ela é definida como uma técnica que possibilita que máquinas e eletrônicos possam agir da mesma forma que a inteligência humana, repetindo e imitando determinados padrões.

Segundo o médico, a inteligência artificial traz uma série de benefícios, já que pode fornecer informação médica através de um compilado de dados, possibilita analisar bancos de dados de uma forma muito mais precisa e rápida e tende a ser muito didática. No entanto, é importante se atentar às suas limitações, que fazem com que seja um dispositivo de consulta e apoio, e não uma verdade absoluta.

Para Gasparotto, é fundamental que médicos e profissionais da Saúde entendam que a tecnologia é um instrumento de auxílio e automatização, mas não uma solução completamente substituível ao ser humano, que está capacitado para cuidar de outras pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade.

Agentes APM

Pensando no futuro da Medicina e do associativismo, a Associação Paulista de Medicina desenvolveu o Programa Agentes, voltado para os estudantes do estado de São Paulo que buscam se conectar com a profissão e desenvolver habilidades fundamentais para uma carreira de sucesso. A rede se configura como uma maneira de formar novos líderes na Medicina.

Entre os objetivos do programa está aumentar a presença dos estudantes dentro do ambiente da APM, além de levar conhecimentos sobre carreira, empreendedorismo, liderança, comunicação, intercâmbios e outros, consolidando a contribuição da entidade à formação desses estudantes.

Com o Agentes APM, os membros participam de atividades científicas e voluntárias; podem realizar e assistir mentorias; além de contribuírem com diferentes ações de marketing, culturais e técnicas. Atualmente, o programa já conta com 150 participantes, de 39 diferentes escolas médicas e 10 das 14 Distritais da Associação já possuem agentes.