Exames que ajudam na detecção do câncer de próstata

O que diz a mídia

Em 2021, o Brasil registrou 44 mortes por dia em decorrência do câncer de próstata, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. Diante do cenário, é fundamental entender quais são os sintomas da doença e exames que podem ajudar na sua detecção.

Sabemos que os dados podem ser alarmantes e despertar medo, mas fique tranquilo. O Dr. Cleverson Alex Leitão, médico radiologista do CETAC – Centro de Diagnóstico por Imagem, a seguir falará sobre este tema tão importante tema dando algumas dicas bastante úteis.

Sintomas do câncer de próstata
O câncer de próstata é uma doença silenciosa e não costuma apresentar sintomas em seu estágio inicial, por isso o exame anual de rotina é tão importante e campanhas como o “Novembro Azul” são lançadas e amplamente divulgadas visando prevenir o desenvolvimento da doença.

O exame é fundamental para encontrar a doença no começo e aumentar as chances de cura.

É preciso entender que, em fases mais avançadas , o câncer de próstata pode apresentar alguns sintomas:

Dificuldade para urinar;
Sensação de desconforto ao urinar (sentir que não esvazia a bexiga completamente);
Presença de sangue na urina;
Dores nos ossos (principalmente da região das costas).
Métodos de prevenção
O câncer de próstata é uma doença que se desenvolve por diversos fatores, como idade, predisposição genética e excesso de gordura no corpo. A prevenção pode ser realizada, em alguns casos, com a prática de exercícios físicos e a manutenção de bons hábitos de saúde, como alimentação saudável, equilibrada e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

No caso de homens que têm predisposição genética e estão acima dos 50 anos, a prevenção indicada é realizar exames anualmente. A estratégia é detectar o tumor em fase inicial, o que permite maior probabilidade de cura.

Exames para diagnóstico do câncer de próstata
É comum que os homens pensem que o único exame disponível para detectar câncer de próstata seja o toque retal, mais conhecido como exame do toque. Os avanços da medicina, no entanto, proporcionaram alternativas mais eficientes:

Ultrassonografia
É um exame não invasivo de imagem que é desenvolvido com inteligência artificial e transdutores ultrassensíveis.

Tomografia Computadorizada
A tomografia possibilita o diagnóstico por imagem. Os aparelhos utilizados, atualmente, são extremamente rápidos e emitem baixíssimas doses de radiação.

Ressonância Magnética
Atualmente, os equipamentos de ressonância atuam com inteligência artificial e possibilitam obter informações e exames de altíssima resolução. Isso faz com que seja um exame de elevada precisão diagnóstica do tumor primário.

PET CT
Este é um exame de imagem funcional e anatômico, de altíssima precisão diagnóstica, capaz de detectar não só a lesão primária como também as secundárias (metástases) que já estejam instaladas em qualquer parte do corpo do paciente. Ele é muito relevante, pois o médico poderá definir, por meio dele, o tratamento adequado.

Realize seus exames no CETAC – Centro de Diagnóstico por Imagem

Os exames de Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e PET CT, que auxiliam no tratamento e diagnóstico precoce do câncer de próstata, são realizados com segurança e eficiência no CETAC – Centro de Diagnóstico por Imagem, que conta com os aparelhos mais modernos para cuidar da sua saúde.

Fonte: Gazeta do Povo Online