A Associação Médica Brasileira (AMB) está desenvolvendo um trabalho focado em saber quais habilidades são imprescindíveis e fundamentais para os médicos ao final da graduação. O projeto vem sendo elaborado pelo departamento Científico da entidade em parceria com as sociedades de especialidades.
O diretor Científico da AMB, José Eduardo Lutaif Dolci, explica como o trabalho funcionará na prática. “Estamos vivendo momentos de muita angústia na Medicina, com o número elevado de escolas médicas abertas e uma formação muito questionável dos nossos egressos. Por isso, nós aqui da AMB estamos desenvolvendo um projeto, realizado no âmbito nacional, em que pretendemos encaminhar para todas as sociedades de especialidades perguntas que deverão ser respondidas por cada uma delas, no intuito de saber quais são as habilidades técnico-motoras mais importantes e imprescindíveis para que o aluno, no final do sexto ano, seja capaz de executar.”
O diretor de Eventos da Associação Paulista de Medicina e 2º tesoureiro da AMB, Fernando Tallo, também está à frente deste projeto e descreve que no Brasil não há uma lista que demonstre claramente quais são as habilidades que um aluno precisa possuir no final de sua graduação médica.
“Pensando nisso, o departamento Científico da AMB, em conjunto com as 50 sociedades de especialidades, elaborou uma lista provisória. Agora, por meio de um estudo de concordância, vamos chamar você, que é especialista, para analisar a lista de sua especialidade e a sua tarefa será muito simples, dizer apenas se concorda ou não concorda que aquele procedimento deve fazer parte dos aprendizados de um aluno no final do sexto ano”, descreve.
Segundo o médico, essa será a primeira rodada realizada por meio de uma técnica chamada Método Delphi. Em seguida, ocorrerá a segunda e última parte da análise, focada em estabelecer quais são as listas das habilidades técnico-motoras de acordo com cada especialidade.
“O nosso objetivo é construir, por meio de um consenso nacional, utilizando especialistas do Brasil inteiro, uma lista daquilo que nós consideramos que é essencial como habilidade técnico-motora ao final da graduação médica”, define Tallo.