Fórum de Reumatologia da APM debate dores nas costas e causas não cirúrgicas

O evento possibilitou uma discussão essencial e recorrente nos consultórios médicos

Últimas notícias

No dia 14 de outubro, o Departamento Científico de Reumatologia da Associação Paulista de Medicina (APM) realizou, de forma virtual, mais uma edição do tradicional Fórum de Reumatologia. O encontro teve como tema “Dores nas costas e suas principais causas não cirúrgicas”, proporcionando uma discussão essencial e recorrente nos consultórios médicos.

A abertura do evento foi conduzida pela diretora Científica do Departamento, Ivone Minhoto Meinão, que também atua como delegada da entidade. Em sua fala, ela ressaltou a importância do tema e sua abrangência.

“Estamos abordando um assunto que interessa a diversas áreas da Medicina. Há décadas, a Reumatologia abrange não apenas o conhecimento de doenças autoimunes, degenerativas e osteometabólicas, mas também o estudo da coluna vertebral. Vale destacar que a maioria dos sintomas relacionados a essa estrutura tem tratamento clínico e não cirúrgico”, afirmou.

A primeira palestra teve como foco a “Patologia do Disco Intervertebral” e foi ministrada pelo coordenador do Ambulatório de Coluna do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Ari Halpern, que também é assistente colaborador do Serviço de Reumatologia da mesma instituição e doutor em Reumatologia pela USP.

A dor na coluna é extremamente frequente e, provavelmente, uma queixa muito comum do ser humano e a principal causa de incapacidade laboral. “A degeneração discal está presente em mais de 40% dos adultos com mais de 40 anos”, explicou Ari Halpern.

Em seguida, o tema “Lombalgias Inespecíficas” foi apresentado pelo presidente do Departamento de Reumatologia da APM e delegado da entidade, Henrique Carriço da Silva. O médico é mestre e doutor em Reumatologia pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, além de mestre em Medicina pela Universidade do Porto, em Portugal. “Nesta palestra, serão apresentadas as definições e importância, as classificações e as apresentações clínicas e tratamento”, explicou Silva.

Foto: Reprodução Fórum