Residência Médica e Programas de Especialização: Encontro aborda processo seletivo

Participantes do evento da APM discutiram qualidade da formação e aprimoramento dos programas

Últimas notícias

Com o tema “Processo Seletivo para Residência Médica e Programas de Especialização”, a segunda mesa-redonda do I Fórum para Avaliação do Processo de Formação dos Médicos Residentes e Especialistas no Estado de São Paulo, realizado nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), promoveu importantes debates sobre a qualidade da formação médica no País.

O presidente da Comissão Estadual de Residência Médica de São Paulo (Cerem-SP), Paulo Fernando Constâncio de Souza, moderador do debate, recebeu o coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Antonio Carlos Weston; a coordenadora da Gestão do Ensino da Rede Ebserh, Rosuita Fratari Bonito, por videoconferência; o gestor do Programa de Residência Médica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Alex Neves Perez; e o secretário Geral da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), Paulo Sérgio Serzedo.

Como debatedores, estiveram presentes o 3º conselheiro da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Leopoldo Pompeo Weber, e o diretor de Eventos da APM, Fernando Tallo, que também é 2º tesoureiro da Associação Médica Brasileira (AMB) e membro da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Experiências
Antonio Carlos Weston apresentou um histórico da Prova AMB/AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul), aplicada há mais de 54 anos de forma ininterrupta, destacando a credibilidade das bancas examinadoras e a excelência técnica do processo. “Esta prova seleciona os candidatos mais bem preparados, contribuindo para elevar o padrão das Residências Médicas”, afirmou.

Em seguida, Rosuita Fratari Bonito falou sobre o Exame Nacional de Residência (Enare). “Nosso objetivo é democratizar o acesso aos programas de Residência Médica, ampliar a transparência e a uniformidade dos critérios de seleção, garantir oportunidades justas aos candidatos, otimizar a ocupação das vagas e reduzir os custos operacionais”, explicou. Ela também abordou o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

Alex Neves Perez compartilhou a experiência da gestão do financiamento das bolsas dos programas de Residência Médica apoiados pela Secretaria, além das ações da Comissão Especial de Residência Médica da pasta. Segundo ele, atualmente 66 instituições estão vinculadas à SES-SP no processo de financiamento, totalizando 720 programas de Residência Médica com bolsas financiadas e 6.629 bolsas projetadas para 2025.

Por fim, Paulo Sérgio Serzedo, agradeceu à Comissão organizadora pela oportunidade e destacou a importância da integração entre as entidades. “Este é um tema muito especial dentro da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e da sua Regional São Paulo, a Saesp (Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo). Acreditamos que a qualidade da Residência Médica só será alcançada com a soma de esforços”, concluiu.

O I Fórum para Avaliação do Processo de Formação dos Médicos Residentes e Especialistas no Estado de São Paulo reafirma o compromisso das instituições médicas paulistas com a qualidade da formação profissional e com o aprimoramento contínuo dos programas de Residência Médica, fundamentais para o fortalecimento do sistema de Saúde e da prática médica no País.

Fotos: Alexandre Diniz