A 15ª edição do Neurão, encontro realizado pela Associação dos Neurocirurgiões do Estado de São Paulo (Sonesp) nos dias 14 e 15 de novembro, na Associação Paulista de Medicina (APM), reservou um momento muito especial: a homenagem ao neurocirurgião e conselheiro da Sonesp, Aziz Rassi Neto.
Formado em Medicina pela Universidade Severino Sombra em 1979, Neto se especializou em Neurocirurgia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi lá que, entre 1984 e 1999, construiu toda sua trajetória acadêmica, incluindo mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Antes de iniciar a homenagem, o presidente da Sonesp, Jean G. de Oliveira, destacou a relevância desse reconhecimento para a entidade. “O professor Aziz Rassi Neto marcou a história da Sonesp e foi muito importante na minha vida”, afirmou.


Reconhecimento
O neurocirurgião e conselheiro da Sonesp Juan Oscar Alarcon Adorno foi escolhido como orador da homenagem. Em um discurso emocionado, destacou os valores que, segundo ele, definem Aziz Rassi Neto.
“É uma grande satisfação estar aqui. A trajetória de Aziz é marcada por competência, dedicação e valores que o acompanham até os dias de hoje. Estamos diante de uma pessoa correta, ética e de caráter exemplar. Ele permaneceu 20 anos na Escola Paulista de Medicina (EPM) como professor, orientador e coordenador do quinto ano de Medicina. Também participou de várias teses de mestrado e doutorado, contribuindo para consolidar a Neurocirurgia no País, além de ter inúmeros trabalhos publicados. Com tantos feitos, só posso agradecê-lo por tudo, pois é merecedor desta linda homenagem”, expressou.
O ex-presidente e conselheiro da Sonesp Miguel Giudicissi Filho também prestou sua homenagem ao colega, lembrando os desafios enfrentados na fundação da entidade. “O tempo passa muito rápido e, num piscar de olhos, tudo acaba. Foram muitos momentos difíceis até aqui, mas superamos juntos. Tenho muito orgulho de participar deste momento.”


Luiz Alencar Borba, membro da Comissão Científica da Sonesp, ressaltou a generosidade de Rassi. “Sua história é marcada pela disposição em ajudar o próximo e por um coração enorme. É uma honra participar desta homenagem e agradeço muito ao Aziz e à sua família”, acrescentou.
Por fim, o médico Fauzi Hamuche celebrou o momento e falou sobre a longa relação de amizade e respeito com o homenageado. “Nossas vidas se cruzaram há 51 anos. A família Rassi é sinônimo de ética, desenvolvimento e progresso. Fiz questão de participar hoje e trago também um abraço da Associação Médica Líbano-Brasileira (AMLB), a pedido do presidente, para transmitir um abraço não só fraterno, mas de orgulho, porque você poderia ter sido um grande empreendedor, mas se recusou e se tornou um grande professor e médico, trazendo vida, alegria e felicidade para muita gente. Parabéns pela trajetória, meu amigo”, destacou.


Ao final da cerimônia, Aziz Rassi Neto agradeceu aos colegas, aos familiares e à Sonesp. “É uma honra receber esta homenagem e sou muito grato por ter sido o terceiro presidente da Sonesp e de ter participado de 90% dos congressos nesses 30 anos da entidade. O que fez e faz a Sonesp ser uma grande sociedade é a dedicação dos colegas e amigos. Agradeço a Deus por realizar cirurgias todas as semanas e atender em meu consultório todos os dias. Agradeço também à minha esposa, que sempre me apoiou, aos meus filhos e netos”, concluiu.


Fotos: Mika Photos