Participe da pesquisa “Mercantilização da Medicina: ética e publicidade nas redes sociais” da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Estudo busca compreender a relação de alunos e profissionais com o tema e fomentar o uso da ferramenta de forma ética

Radar

A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) está realizando a pesquisa “Mercantilização da Medicina: ética e publicidade nas redes sociais”. O estudo, que é voltado para médicos e estudantes, está sendo conduzido por Mario Abbud, professor da instituição, e a participação – feita por meio de formulário do Google – é totalmente anônima e confidencial.

O objetivo da pesquisa é analisar a relação dos médicos com a publicidade, fomentando o seu uso de forma ética e adequada para permitir o fortalecimento do vínculo médico-paciente, baseado em uma relação de confiança, fundamental para a execução de uma Medicina efetiva e de qualidade. Além disso, a investigação busca averiguar a mercantilização que vem sendo inserida nas publicidades médicas e entender o nível de conhecimento dos profissionais e estudantes a respeito do tema e de suas diretrizes.

Realizado em duas etapas, o estudo se dividirá entre a análise teórica de leis, regras, diretrizes e demais resoluções que envolvem o tema e, posteriormente, o questionário on-line, cujo foco é destacar o conhecimento da área médica sobre o tema da pesquisa, permitindo buscar novas formas de abordá-lo e auxiliar demais colegas que não tenham domínio do assunto.

Para mais informações, os interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato com o professor responsável por meio do e-mail caldas.advg@hotmail.com ou pelo WhatsApp (17) 99716-5442.