Na última quarta-feira, 28 de janeiro, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2026/2027. O evento foi realizado em São Paulo e contou com a presença de importantes autoridades da Saúde.
Entre elas, o presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, o vice-presidente da APM e secretário executivo de Saúde do Estado de São Paulo, José Luiz Gomes do Amaral – que compuseram a mesa solene –, e o diretor adjunto de Comunicações da APM, Renato Azevedo Júnior, que foi empossado como diretor de Relações Institucionais e Governamentais da entidade.
Também participaram Maria Cristina Izar, presidente da Socesp durante o biênio 2024/2025; Sérgio Tavares Montenegro, presidente do Conselho de Administração da Sociedade Brasileira de Cardiologia; Luís Carlos Zamarco, secretário municipal de Saúde de São Paulo; César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira; Eliana Abud, representando o Conselho Federal de Medicina; e Ricardo Carmona, general do Exército.
Em seu discurso, Ricardo Pavanello relembrou que durante a sua gestão acontecerá o cinquentenário da Sociedade. “Vamos aceitar o desafio com muita responsabilidade. Trata-se de um trabalho que começou de forma bastante humilde, com o primeiro presidente, Adib Jatene, que escreveu de próprio punho e assinou o Termo de Abertura, documento que é a certidão de nascimento da Socesp.”
O presidente da APM falou sobre a aproximação que a instituição vem exercendo com as sociedades de especialidades e destacou a relação de parceria de longa data entre a Associação Paulista de Medicina e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.
“Os meus desejos para a nova Diretoria da entidade são os mais estimados possíveis e espero que todos possam exercer suas respectivas funções com sabedoria, responsabilidade, senso crítico e empatia. Estes são pilares fundamentais para fazer com que uma instituição do calibre da Socesp possa continuar se reinventando e tendo um papel tão influente perante os médicos não apenas do nosso estado, mas do nosso País”, manifestou.




Confira os membros da nova diretoria da Socesp para a gestão 2026/2027:
- Ricardo Pavanello, presidente
- Luis Henrique Wolff Gowdak, vice-presidente
- José Henrique Herrmann Delamain, primeiro secretário
- Cesar Augusto Pereira Jardim, segundo secretário
- Fernanda Marciano Consolim-Colombo, primeira tesoureira
- Lilia Nigro Maia, segunda tesoureira
- Andrei Carvalho Sposito, diretor científico
- Roberto Rocha Correa Veiga Giraldez, diretor de Publicações
- Jorge Zarur Neto, diretor de Comunicação
- Adriano Mendes Caixeta, diretor de Promoção e Pesquisa
- Marcelo Franken, diretor de Qualidade Assistencial
- Renato Azevedo Júnior, diretor de Relações Institucionais e Governamentais
- Otávio Rizzi Coelho Filho, diretor de Regionais
- Agnaldo Piscopo, diretor do Centro de Treinamento em Emergências
- André Feldman e Múcio Tavares de Oliveira Junior e Carolina Casadei Dos Santos, coordenadores do Projeto Insuficiência Cardíaca
- Alberto Francisco Piccolotto Naccarato e Ronaldo Fernandes Rosa, coordenadores do Centro de Memórias
- Amaury Zatorre Amaral, Antonio Claudio do Amaral Baruzzi, Louis Nakayama Ohe, Pedro Gabriel Melo De Barros E Silva, Pedro Ivo De Marqui Moraes e Roberta Saretta, coordenadores do Projeto Infarto
- Elton Scuro e Raphael Machado Rossi, coordenadores do SOCESP Jovem
- Ieda Biscegli Jatene e Salete Aparecida da Ponte Nacif, coordenadoras do Projeto SOCESP Mulher
- Alexandre Antonio Cunha Abizaid, Antonio Carlos Palandri Chagas e Ibraim Masciarelli Francisco Pinto, coordenadores de Relações Internacionais