Em celebração ao aniversário de 90 anos da Associação Paulista de Medicina, comemorado no último dia 29 de novembro de 2020, a Revista da APM tem percorrido fatos que transformaram o exercício da Medicina e os tratamentos de pacientes no Brasil e no mundo. Neurocirurgia, Transplantes e Fertilização in vitro são alguns dos destaques desta edição, a seguir.
- PRIMEIRA NEUROCIRURGIA COM ANESTESIA LOCAL
Em 1992, foi realizada a primeira cirurgia para retirada de tumor cerebral com anestesia local no País, com a paciente permanecendo lúcida durante toda a operação e informando o que sentia ao neurocirurgião Sebastião Carlos da Silva, do Hospital Austa, em São José dos Campos (SP). - O PRINCÍPIO DA CIRURGIA BARIÁTRICA
O médico Arthur Garrido, da Universidade de São Paulo, realizou no mesmo ano uma operação inédita em duas irmãs para redução do colesterol. A técnica consistia em desativar o íleo, porção final do intestino delgado, órgão responsável pela absorção do colesterol. Atualmente, ele é um dos pioneiros da Cirurgia Bariátrica no Brasil. - O MAIS JOVEM TRANSPLANTADO DA AMÉRICA LATINA
A Equipe do Incor, em São Paulo, coordenada à época por Miguel Barbero Marcial, realizou também em 1992 um transplante de coração em um bebê de apenas 13 dias, sendo considerado o mais jovem transplantado da América Latina. - CISPLATINA
Ainda no início da década de 1990, os pesquisadores Antônio Salustiano e Aurélio Maranduba, da Universidade de Juiz de Fora (MG), desenvolveram uma tecnologia nacional para sintetizar a cisplatina – droga imunossupressora e radiosensibilizadora, usada no tratamento de vários tipos de câncer. - HEPATITE A
Novamente em 1992, pesquisadores do departamento de virologia da fundação Fiocruz isolaram, pela primeira vez, o vírus da hepatite A no Brasil, primeiro passo para a criação de uma vacina nacional para a doença. - FERTILIZAÇÃO IN VITRO
Apesar de já fazer quase 45 anos desde que o primeiro bebê concedido por fertilização in vitro veio ao mundo, apenas em 1992 o Conselho Federal de Medicina aprovou normas para regulamentar a prática no Brasil. Hoje, estima-se que mais de 80 mil indivíduos foram concebidos no País através do procedimento. - RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Equipe da Universidade de Yale (EUA), em 1993, desenvolveu um sistema de imagens por ressonância magnética que permitia fotografar as regiões do cérebro em atividade. Com os avanços e estudos feitos posteriormente, esse sistema atualmente auxilia médicos a avaliarem problemas de função cerebral em pessoas com depressão, transtorno de estresse pós-traumático e autismo. - SABIÁ VÍRUS
Agente etiológico da doença denominada febre hemorrágica brasileira, identificado pela primeira vez no estado de São Paulo, no início da década de 1990, após a morte de uma mulher de 25 anos que havia manifestado sintomas semelhantes aos da febre amarela. O vírus foi isolado pela primeira vez em 1994, por uma equipe médica internacional, coordenada por profissionais do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. - DOAÇÃO COMPULSÓRIA DE ÓRGÃOS
No final da década de 1990, o Governo Federal decretou a lei que tornava tono brasileiro um doador compulsório de órgãos, a menos que o indivíduo se manifestasse em contrário oficialmente. Entretanto, uma Medida Provisória proposta em outubro de 1998 alterou esta lei e designou à família a responsabilidade pelo destino dos órgãos. - PROJETO GENOMA HUMANO
O então presidente dos Estados Unidos Bill Clinton anunciou, em junho de 2000, a decodificação quase completa do genoma humano, em uma cerimônia na Casa Branca. Junto ao presidente, estavam os dois americanos mais comprometidos no estudo científico: Francis Collins, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa sobre o Genoma Humano (NHGRI) e Craig Venter, fundador da empresa privada Celera Genomics, que anos mais tarde também conseguiu estabelecer a sequência do genoma.
Matéria publicada na edição 725 (Março/Abril de 2021) da Revista da APM