APM sedia Fórum de Indicadores da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial

Intuito do evento foi celebrar os 20 anos do Programa de Indicadores Laboratoriais e Benchmarking da SBPC/ML

Últimas notícias

Na última quinta-feira, 25 de junho, a Associação Paulista de Medicina reuniu patologistas e membros da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) para a realização do Fórum de Indicadores de Qualidade e Desempenho na Saúde da Sociedade.

O evento foi realizado para celebrar os 20 anos do Programa de Indicadores Laboratoriais e Benchmarking da SBPC/ML em parceria com a Controllab, ferramenta desenvolvida inicialmente em prol de laboratórios clínicos brasileiros, mas que conseguiu amplo alcance internacional.

A ocasião contou com a presença de grandes lideranças da Medicina, da Saúde pública e da gestão hospitalar. Entre elas, o presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, que participou da abertura e salientou a importância de a APM adotar uma postura de proximidade e apoio às sociedades de especialidades.

“É uma satisfação muito grande recebê-los. Isso faz parte da política que estamos implantando aqui, de aproximação com as 54 sociedades de especialidades, oferecendo toda a nossa infraestrutura para que possamos, cada vez mais, ter uma união do movimento médico em torno das nossas principais reivindicações, que não são poucas. Este Fórum de Indicadores de Qualidade e Desempenho na Saúde é fundamental para que a gente possa ter qualidade de assistência e dados fidedignos, que nos ajudem a tratar os nossos pacientes dentro de uma política pública adequada e que beneficie a nossa população”, disse.

O presidente da SBPC/ML, Guilherme Oliveira, relembrou o trabalho que vem sendo feito pela entidade. “Há exatamente duas décadas, a SBPC/ML deu um passo decisivo para o amadurecimento da nossa área ao lançar o programa de indicadores laboratoriais da qualidade e benchmarking. Nós, que vivenciamos o dia a dia de auditorias e a evolução do programa de acreditação de laboratórios clínicos, sabemos que a qualidade não se sustenta apenas com boas intenções, ela exige comparação e melhoria contínua.”

A gerente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Raquel Lisboa, salientou a satisfação de representar a instituição no decorrer do fórum. “São 20 anos dessa iniciativa e tenho o prazer de ter acompanhado desde o início. A SBPC/ML é uma entidade médica que é muito parceira da ANS, que trabalha junto, participa dentro de todos os grupos técnicos que desenvolvemos e de todos os comitês. A Sociedade está sempre presente, contribuindo e trazendo conhecimento sobre a área laboratorial da Agência que regula o setor da Saúde suplementar.”

Para Edmilson Diniz Filho, gerente geral de Tecnologia e Serviços da Saúde da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o evento representa um espaço para a troca de aprendizados e amadurecimento. “Para mim, é uma imensa satisfação estar trocando com esses representantes muito qualificados o aprendizado e a experiência, buscando novos caminhos para, cada vez mais, aproximar o marco regulatório das inovações, dos novos arranjos das cadeias produtivas, e para que continuemos cumprindo o nosso papel institucional, que é gerar segurança sanitária na oferta de todos os produtos e serviços ao redor do País.”

O Fórum trouxe apresentações de temas de amplo interesse para a área e contou com a presença de diversos convidados especiais.

*Com informações e fotos da SBPC/ML