União das entidades médicas dá o tom à posse da nova Diretoria da AMB

Representantes do Conselho Federal de Medicina, da Academia Nacional de Medicina, da Federação Nacional dos Médicos, das Federadas e das sociedades de especialidades, entre outros, prestigiam o início da gestão de César Eduardo Fernandes

Notícias em destaque

Representantes do Conselho Federal de Medicina, da Academia Nacional de Medicina, da Federação Nacional dos Médicos, das Federadas e das sociedades de especialidades, entre outros, prestigiam o início da gestão de César Eduardo Fernandes

A solenidade de posse da nova Diretoria da Associação Médica Brasileira, realizada de forma híbrida nesta sexta-feira (8), foi marcada por um discurso comum: a relevância da união das entidades médicas.

Participaram virtualmente e na sede da AMB em São Paulo dirigentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), da Academia Nacional de Medicina (ANM), da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), das associações estaduais federadas e das sociedades de especialidades.

“Precisamos estar unidos; é essencial para que desempenhemos nosso papel em prol da boa assistência à população e ao exercício da Medicina. Podemos divergir em algumas ideias, mas precisamos estar juntos. No que me diz respeito, farei todo o possível para que isso aconteça”, declarou o novo presidente da AMB, para o triênio 2021-2023, César Eduardo Fernandes.

O ex-presidente imediato da Associação Médica Mundial (WMA), Miguel Jorge, representou a Diretoria anterior da AMB na transmissão do cargo. “Expressamos votos de sucesso ao Dr. César Fernandes e à sua Diretoria. Reconhecemos a dedicação de todos, que reservam em suas pesadas agendas muitas horas de trabalho em benefício da coletividade. No caso das entidades médicas, em prol de adequadas condições de trabalho para os médicos brasileiros, de uma Medicina de qualidade e de melhoria da Saúde do nosso povo.”

“Admiro sua coragem, César, de assumir uma entidade médica neste momento que estamos passando no mundo, com a maior crise sanitária da história moderna. Devo confessar que as coisas nas entidades médicas não estão fáceis. O Brasil ainda está politicamente dividido, então, nos resta como único caminho trabalharmos juntos”, afirmou o presidente do CFM, Mauro Luiz de Brito Ribeiro.

Da mesma forma, o presidente da Fenam, Marcos Gutemberg Fialho da Costa, ressaltou a necessidade da união das entidades médicas no enfrentamento das políticas públicas adversas: “Sem esquecer do fortalecimento da residência médica e da valorização das especialidades. É salutar também lutar pelo nosso maior sonho de consumo para que a Medicina chegue aos rincões deste País, com a implantação da carreira médica de Estado”.

Coesão e prestígio
O presidente da ANM, Rubens Belfort Junior, relembrou que a Academia Nacional de Medicina viu surgir a AMB e, desde o início, esteve junto com ela e suas lideranças. “Existem muitas associações, mas é à AMB que cabe a maior responsabilidade de liderar toda a nossa Medicina. A Academia Nacional se sente novamente presente, atuante e feliz de estar junto com a AMB e todas as lideranças a ela relacionada para que continuemos melhorando a pauta da Saúde no Brasil.” 

Representando as Federadas da AMB, o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM) e da Academia de Medicina de São Paulo (AMSP), José Luiz Gomes do Amaral, reforçou que neste ano, a Associação Médica Brasileira completa 70 anos em prol da Medicina, arte que une compaixão, ciência e ética, três pilares da melhor profissão que até hoje a sociedade humana conseguiu organizar. “Sobre o Professor César Eduardo Fernandes e sua Diretoria, só posso enfatizar que são pessoas boas, que têm compaixão, amor à ciência e, sobretudo, de elevadíssima integridade ética. É uma felicidade ímpar prestigiar este momento.” 

Eleuses Vieira de Paiva, ex-presidente da AMB, se dirigiu a todos com esperança: “Sabemos dos momentos difíceis que passamos, mas devemos focar no futuro, e a nossa meta é de um trabalho de coesão entre as entidades médicas. Tenho certeza de que o Dr. César terá êxito nessa missão, por sua história como professor universitário, ex-presidente de sociedades de especialidades e pela qualidade de montar esta Diretoria extremamente competente, com nomes de grande representatividade. Este grupo certamente trará momentos novos e importantes para a Medicina e para a sociedade brasileira”.

O presidente da Anahp, Eduardo Amaro, também enfatizou o desejo da entidade em trabalhar em prol de uma Medicina melhor, “tendo sempre o apoio desta entidade tão representativa”. Discursaram ainda, representando a Diretoria eleita e as sociedades de especialidades, Luciana Rodrigues da Silva, Jurandir Marcondes Ribas Filho, Agnaldo Lopes da Silva Filho, José Eduardo Lutaif Dolci, José Fernando Macedo e Luciano Gonçalves de Souza Carvalho.

Diretoria qualificada
Em seu primeiro discurso como presidente da Associação Médica Brasileira, César Fernandes fez questão de nominar toda a Diretoria eleita [confira a composição completa abaixo], para quem rendeu agradecimentos e elogios. “Sou um afortunado, porque por onde passo sempre me vejo ladeado por médicos de alta estatura ética, compromissados e proativos. Este grupo não é diferente, vocês vão fortalecer o movimento associativo. Temos de procurar um novo modelo para o movimento associativo, o que envolve as federadas, sociedades de especialidades e a AMB, e vamos nos debruçar sobre isso.”

Diretoria AMB 2021-2023

Presidente: César Eduardo Fernandes (SP)
1ª Vice-presidente: Luciana Rodrigues da Silva (BA)
2º Vice-presidente: Jurandir Marcondes Ribas Filho (PR)
Vice-presidente Norte: Mariane Franco (PA)
Vice-presidente Nordeste: Roque Salvador de Andrade e Silva (BA)
Vice-presidente Centro-Oeste: César Galvão (DF)
Vice-presidente Sudeste: Agnaldo Lopes da Silva Filho (MG)
Vice-presidente Sul: Oscar Dutra (RS)
Secretário-geral: Antônio José Gonçalves (SP)
1ª Secretária: Maria Rita de Souza Mesquita (SP)
1º Tesoureiro: Akira Ishida (SP)
2º Tesoureiro: Lacildes Rovella Júnior (SP)
Diretor de Relações Internacionais: Carlos Vicente Serrano Junior (SP)
Diretor Científico: José Eduardo Lutaif Dolci (SP)
Diretor de Defesa Profissional: José Fernando Macedo (PR)
Diretor de Atendimento ao Associado: Carlos Alberto Gomes dos Santos (ES)
Diretora Cultural: Rachel Guerra de Castro (MG)
Diretor Acadêmico: Clóvis Francisco Constantino (SP)
Diretor de Assuntos Parlamentares: Luciano Gonçalves de Souza Carvalho (DF)

Conselho Fiscal

Titulares: 
José Carlos Raimundo Brito (BA), Luiz Carlos João (SP), Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho (PR)

Suplentes: Francisco José Rossi (DF), Juarez Monteiro Molinari (RS), Márcia Pachiegas Lanzieri (SP)

Fotos: Laílson Santos e BBustos Fotografia