APM participa da cerimônia de posse da nova Diretoria da Aborl-CCF

Entidade foi representada pelo delegado da capital José Eduardo Lutaif Dolci

Últimas notícias

Na última sexta-feira, 6 de fevereiro, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Aborl-CCF) realizou a cerimônia de posse de sua nova Diretoria, que estará à frente da instituição durante a gestão de 2026. A solenidade reuniu diversas autoridades médicas, representantes de sociedades de especialidades e lideranças do setor.

O evento simbolizou a posse de André Alencar Araripe Nunes como presidente da entidade e contou com a presença de José Eduardo Lutaif Dolci, delegado da Associação Paulista de Medicina, representando a APM, a Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina. Além disso, a cerimônia também se consolidou como uma oportunidade para celebrar o legado das Diretorias anteriores e, assim, aproveitar os resultados satisfatórios para pensar no futuro da Otorrinolaringologia nacional.

Para Dolci, a parceria com as sociedades de especialidades são fundamentais para manter a qualidade da Medicina. “A Associação Médica Brasileira, ao lado do Conselho Federal de Medicina e de associações estaduais, como a Associação Paulista de Medicina, forma uma estrutura nacional dedicada à valorização profissional, ao fortalecimento da formação médica e à defesa da boa prática.”

O médico também salientou a relevância da Otorrinolaringologia e da Cirurgia Cérvico-Facial, destacando a complexidade técnica da especialidade e relembrando que ela está em um processo contínuo de inovação e produção científica, e aproveitou para comentar sobre os resultados insatisfatórios da primeira edição do Enamed, sinalizando a necessidade de se adotar critérios mais rigorosos para a abertura e o funcionamento de escolas de Medicina.

O novo presidente da Aborl-CCF demonstrou que ocupar este cargo mescla a sensação de desafio e de orgulho. Ele também reforçou a importância de valorizar o título de especialista, comentando sobre tentativas de instituições não credenciadas em invadirem a especialidade, facilitando o acesso por meio de recursos sem o reconhecimento legítimo, que ameaçam a formação dos profissionais e, consequentemente, os pacientes.

De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, a nova gestão assume o seu compromisso com o fortalecimento da especialidade, valorização profissional e defesa do Ato Médico – pilares que estabelecem a Aborl-CFC como referência para a Medicina.

Fotos: Divulgação