APM promove evento sobre Voluntariado Médico

A ocasião contará com a participação de três ONGs compartilhando experiências e resultados

Notícias em destaque

No dia 26 de julho, a partir das 8h da manhã, a Associação Paulista de Medicina sediará o evento híbrido “Voluntariado Médico em Foco: Inspiração e Propósito”. A ação gratuita visa salientar a importância de médicos e profissionais de Saúde promoverem a solidariedade para populações que vivem em situação de vulnerabilidade social.

No evento, serão recebidas três Organizações Não Governamentais (ONGs) para compartilhar as suas experiências com o voluntariado, sendo elas a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, que leva atendimento médico às populações ribeirinhas da região Amazônica; a ONG Sementes da Saúde, projeto que atende presídios da Grande São Paulo, além de crianças, adolescentes e comunidades carentes; e a ONG Expedicionários da Saúde, que fornece acesso a médicos e cirurgias para populações indígenas e comunidades isoladas.

Para o diretor adjunto de Responsabilidade Social da APM, Paulo Fontão, o evento nasceu por meio da ideia de levar ao público as atividades promovidas por essas entidades. “Assim, aqueles que se interessam pelo caminho do voluntariado podem se iluminar com as experiências que muitos já fazem. Não é possível fazer este tipo de trabalho apenas com o médico, é preciso alcançar toda a equipe de Saúde”, explica.

O médico também indica que, com a realização do evento, espera que seja possível atingir potenciais financiadores, já que para o trabalho voluntário ser efetivo são necessários determinados recursos financeiros, especialmente para conseguir alcançar jovens médicos e estudantes de Medicina.

“Tudo isso para que possamos atingir esses jovens e que eles nos ajudem a resgatar alguns valores da Medicina que têm sido deixados um pouco de lado, mas que foram a real motivação do que nos levou a escolher a Medicina, ou a de qualquer outro profissional da Saúde”, demonstra.

Atuação da APM

Segundo Fontão, a oportunidade de realizar um evento deste porte na sede da APM – com transmissão on-line – está de acordo com as ações já promovidas pela Associação, como a valorização do trabalho médico e da vocação profissional e o envolvimento em questões sociais e ambientais.

“A nossa Diretoria de Responsabilidade Social tem se aberto a muitas questões, por exemplo, a defesa dos direitos e da segurança das médicas no trabalho. Temos visto, infelizmente, muitos casos de violência contra mulheres médicas, mas são diversas as questões que caem no âmbito social e que fazem parte do nosso trabalho e do nosso dia a dia”, afirma.

Ele complementa que todos os profissionais que se deixam tocar pela realidade, recaem nas questões sociais. “O desejo de dar contribuição para uma sociedade melhor nos forma como pessoas e pode transformar médicos e médicas em elementos potentes de transformação social.”

Para realizar a inscrição e obter mais informações, acesse este link.