Há mais de 15 anos, o projeto Menina-mãe vem fazendo a diferença na vida de adolescentes que residem na cidade de Santos. Criado por voluntários da Associação Paulista de Medicina – Santos, oferece acolhimento, orientação e apoio a jovens que tiveram uma gravidez precoce, promovendo o cuidado integral e a continuidade dos estudos.
O projeto já atendeu mais de 400 meninas, atuando de forma multidisciplinar com psicólogos, médicos, assistentes sociais, pedagogos e voluntários, para suporte emocional, educativo e prático para lidar com os desafios da gestação e da maternidade. Além disso, o Menina-mãe possui oficinas de artesanato e culinária, entrega de enxovais e fraldas para os primeiros meses.
De acordo com a coordenadora, Lilian Wendy, a principal função do projeto é trazer visibilidade ao tema e buscar soluções para reduzir a incidência da gravidez na adolescência e combater o preconceito, além de mostrar a importância do apoio às jovens.
Para quem deseja se tornar voluntário, basta procurar a sede da APM Santos, localizada na Avenida Ana Costa, 388 – Gonzaga.
O projeto aceita doações de fraldas e itens de higiene para bebês, que são destinados às jovens atendidas. As doações podem ser entregues na sede da Regional.
*Com informações e fotos do Portal TH+