Na última segunda-feira, 22 de setembro, ocorreu a cerimônia de inauguração da Academia Nacional de Instituições Literárias, Culturais, Históricas e Cívicas (Anilchc). O evento foi realizado no auditório da Associação Paulista de Medicina e recebeu uma série de autoridades.
O presidente da instituição, Juarez Moraes Avelar, relembrou que a motivação para o desenvolvimento da nova entidade está diretamente relacionada à necessidade de partilhar com a população brasileira o conhecimento sobre diferentes áreas. A ideia de construir uma academia abrangente a outras sociedades surgiu em dezembro do ano passado, na sede da Academia Campinense de Letras, durante a primeira edição do Congresso Brasileiro Médico Cristão.
Representando o presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, o diretor Cultural adjunto, Guido Arturo Palomba, relembrou o discurso inaugural de Antonio Rubião Meira, ao fundar a APM. “Esta casa está aberta a todos que desejarem frequentá-la e o único requisito é que tenham no coração a fraternidade. Então, fraternalmente, seja bem-vinda novel Academia Nacional de Instituições Literárias, Culturais, Históricas e Cívicas. Vida longa”, manifestou.
Em seu discurso, a secretária geral da entidade, Ana Maria Melo Negrão, relembrou os passos dados em direção à elaboração da nova Academia. “Esta empreitada alicerçou-se em critérios de reconhecida relevância e representatividade de cada uma das instituições escolhidas para compor a Academia Nacional. Criamos uma Academia que não deixa de ser uma associação, mas ela alçou-se ao patamar mais alto, de unirmo-nos em ideal comum. Que este momento seja o marco inaugural de uma rede viva de mãos dadas em uma ciranda de amor autêntico, inspiradora para as presentes e futuras gerações.”
Para Helio Begliomini, presidente da Academia de Medicina de São Paulo, a abrangente participação de lideranças femininas em um evento deste porte merece ser enaltecida. “E queria dizer também que estamos aqui, hoje, porque uma pessoa especial é responsável por tudo isso. Juarez Moraes de Avelar está demonstrando a capacidade de agregar pessoas e entidades. Parabéns a você, Juarez, que essa entidade cumpra o seu papel.”
Durante o seu discurso de posse, Juarez Avelar relembrou a sua atuação profissional e a forma como a literatura sempre esteve presente em seu âmago. “A sublime razão de nossa entidade cultural repousa em buscar maior entrelaçamento entre as instituições já existentes, no sentido de ampliar o leque de atividades e dar um importante passo em direção da população brasileira. Pouco ou nada seria proveitoso se os nossos irmãos brasileiros não fossem beneficiados com o nosso saber”, destacou.
O médico salientou que a Anilchc terá um papel transformador na vida de jovens, crianças e adultos, ao contribuir que eles se constituam em cidadãos conscientes, responsáveis e engajados. Além disso, a entidade também será voltada ao desenvolvimento do pensamento crítico e amor às letras, artes e literatura, estimulando a criatividade literária e a expressão cultural.
“Nossa Academia Nacional terá oportunidade de despertar habilidades de liderança, o que lhe dará sólidos propósitos para a elaboração de projetos de vida, passíveis de vencer os desafios e contribuir significativamente para a sociedade e para o País. As nossas atividades devem ser orientadas no sentido de honrar integral e indelevelmente as maravilhosas figuras humanas de incontestável valor. Nossas lendárias e icônicas personalidades já incorporadas na história do Brasil são e serão referências para orientar nossos destinos nas futuras páginas da história que harmoniosamente vamos escrever”, complementou.






Confira a seguir os membros da chapa “Lumen et Honor”, empossados durante a cerimônia inaugural da Anilchc:
Patrono – Acad. Dr. Ives Gandra da Silva Martins
Patronesse – Acad. Carolina Ramos
Presidente de Honra – Acad. Jorge Alves de Lima
Presidente: Acad. Juarez Moraes de Avelar
1º Vice-Presidente – Acad. Marina Boccalando
2º Vice-Presidente – Acad. Alcione Gonçalves
3º Vice-Presidente – Acad. Fabíola Savioli
4º Vice-Presidente – Acad. Cláudio Manoel da Costa
Secretaria Geral – Acad. Ana Maria Melo Negrão
Secretária Adjunta – Acad. Nilzângela Souza
Tesoureiro Geral – Acad. Cristiane Carbone
Tesoureiro Adjunto – Acad. Carlos Ferrara Jr
Conselho Fiscal – Acad. Helio Begliomni
Acad. Guido Arturo Palomba
Acad. José Francisco Luz
Diretor de Patrimônio – Acad. Thais Bizarria
Diretores de História – Acad. Moisés Wolfenson
Diretor para filiação de outras Instituições – Acad. Mário Santoro Jr
Acad. Dom Antônio Alves Teixeira
Diretor para Publicações – Acad. Gabriel Kwak
Diretoras Culturais – Acad. Márcia Etelli Coelho
Acad. Maria Gertrudes Fogassio
Acad. Creusa Ramos de Brito Barreto
Diretor de Comunicação – Acad. Geraldo Nunes
Diretor de Assuntos Cívicos – Acad. Frances de Azevedo
Diretora Literária – Acad. Raquel Naveira
Diretor de Relações internacionais – Dr. Lybio José Martire Jr
Diretores de Relações com outras Academias – Acad. Nelson Malzoni e Acad. Lucimara Malzoni
Diretores de Relações Universitárias – Acad. Flávio Antônio Quilici
Fernando Gomes de Andrade
Diretor de Eventos – Acad. José Domingos de Lima Pezza
Diretor de Projetos, Criação de Oficinas e Eventos Literários – Acad. Augusto César Estevam (Sarvam)
Diretores para Assuntos Esportivos – Acad. Elaine Santos