A Comissão Estadual de Negociação de Honorários Médicos, coordenada pela Associação Paulista de Medicina, definiu a pauta de negociação 2026/2027 [confira abaixo], que deverá ser apresentada às operadoras de planos de saúde em breve. A campanha tem como principal destaque o reajuste de 15% nos honorários médicos, independentemente da modalidade de contratação dos profissionais.
A proposta abrange médicos contratados em diferentes regimes de trabalho, incluindo contratos celetistas, horistas, plantonistas, pacotes de serviços prestados e outros modelos adotados pela Saúde suplementar.
Segundo a Comissão, a recomposição dos honorários é fundamental para garantir a sustentabilidade da assistência médica, preservar a qualidade do atendimento e assegurar a valorização dos profissionais diante do aumento das demandas do setor.
De acordo com o assessor médico da Diretoria da APM, Marcos Pimenta, o Brasil tem aproximadamente 53 milhões de pessoas que possuem planos de saúde, sendo que cerca de 80% dos beneficiários estão vinculados a planos empresariais. Em razão disso, a participação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) é considerada estratégica para ampliar o diálogo e fortalecer as negociações com as operadoras.
Além do reajuste, a pauta contempla a aplicação da percentualização entre os portes de procedimentos previstos pela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) nos cálculos de remuneração. A Comissão também defende que qualquer modelo alternativo de pagamento, diferente da remuneração por serviços prestados, seja previamente discutido com as entidades médicas antes de sua adoção.
Outro ponto considerado importante é a preservação da rede credenciada. A Comissão reivindica o fim dos descredenciamentos imotivados por parte das operadoras, destacando que a estabilidade da rede assistencial é essencial para garantir o acesso dos pacientes aos serviços de Saúde e à continuidade do cuidado.
A rodada de negociações terá início no começo de julho, com a primeira reunião prevista entre representantes da Comissão de Negociação de Honorários Médicos e a Porto Seguro, na sede da Fiesp.
Pauta de negociação 2026/2027
1) Reajuste de honorários médicos de 15%, independente da forma de contratualização (celetista, horista, plantonista, pacotes, por serviço prestado e outros);
2) Na remuneração/cálculo de honorários, utilização da percentualização entre portes de procedimentos previstos pela CBHPM;
3) Discussão com entidades médicas, previamente à sua adoção, de quaisquer formas diferenciadas de remuneração que não seja o pagamento por serviços prestados;
4) Não descredenciamento imotivado de rede credenciada prestadora.
Foto: Divulgação