Diretor da APM participa de evento da Cebrasse com senador Laércio Oliveira e presidente do SindHosp

Marun David Cury reforçou a importância do Exame Nacional de Proficiência em Medicina

Últimas notícias

O diretor adjunto de Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina, Marun David Cury, participou de evento promovido pela Cebrasse (Central Brasileira do Setor de Serviços).

Na ocasião, Marun pôde ampliar o diálogo acerca das demandas da Medicina, articulando os interesses dos médicos com o senador Laércio Oliveira (Progressistas) e o presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp), Francisco Balestrin.

O diretor da APM relata que durante o encontro, pediu a contribuição do parlamentar em relação ao Exame Nacional de Proficiência em Medicina. Recentemente, Oliveira entrou com uma emenda favorável à prova, demonstrando o seu apoio ao projeto.

“Eu pedi o suporte dele, porque parece que existiam resistências lá dentro [do Senado]. Ele nos orientou a continuar fazendo exatamente da forma que temos atuado, visitando os gabinetes de senadores que achamos que são contrários ao projeto, conversando e conseguindo reverter o posicionamento deles a nosso favor”, destaca.

Balestrin salienta que é por meio da Proficiência que será possível preservar a qualidade dos profissionais médicos e, consequentemente, da qualidade no atendimento fornecido à população. “No momento em que há uma explosão de novos médicos chegando ao mercado, esse exame é fundamental para garantir aos hospitais e, sobretudo, aos pacientes a qualidade do profissional que faz o atendimento na ponta”. O presidente do SindHosp também acrescenta. “Este cenário coloca em xeque a qualidade da formação dos profissionais para o sistema de Saúde e para a sociedade. O médico malformado, além de prescrever de maneira errada, pede exames errados e até desnecessários. Ou seja, o mau médico também faz mal à Saúde.”

Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, aprovou o Projeto de Lei nº 2.294/2024, referente ao Exame e que estabelece a aplicação da avaliação. Agora, a votação segue para a Câmara.

Foto: Divulgação