Na última segunda-feira, 12 de maio, os diretores da Associação Paulista de Medicina visitaram o Hospital Guilherme Álvaro, localizado em Santos. O encontro foi realizado no intuito de fortalecer a unidade hospitalar e reforçar a importância dos profissionais de Saúde e dos pacientes para a instituição, desenvolvendo, assim, uma cultura de colaboração e apoio entre todas as partes.
A atual diretora técnica do HGA é a pediatra Ana Beatriz Soares, diretora Social da APM, que galgou o cargo em março deste ano. Na ocasião, ela recebeu José Luiz Gomes do Amaral, vice-presidente da Associação, representando o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva; Álvaro Nagib Atallah, diretor de Economia Médica e Saúde Baseada e Evidências; Othon Mercadante Becker, diretor da 3ª Distrital; e Newton Ota Takashima, presidente da APM – Santo André.
Ana Beatriz relata que a realização foi um grande sucesso. “O evento atingiu o seu principal objetivo, que era de fortalecer o vínculo entre os funcionários e integram o hospital, além de contribuir para aumentar a percepção da importância de cada um deles no atendimento de excelência.”
Othon Becker descreve que além de estar representando a APM, também esteve presente por ser ter sido aluno da Faculdade de Ciências Médicas de Santos, tendo, assim, iniciado o seu aprendizado prático em Medicina na instituição. “Os ex-alunos da FCMS construíram a base do hospital, outrora dedicado à tisiologia – tratamento da tuberculose – e que passou a ser uma entidade geral de alta qualidade, formando colegas que, posteriormente, vieram a se tornar mestres e doutores e ocuparam a direção de várias especialidades médicas nos maiores hospitais universitários do País.”
O médico relembra que questões políticas e econômicas impediram a melhoria contínua do HGA. Ele destaca que, no entanto, apesar de todas as dificuldades, a nova gestão está atuando fortemente para reverter o cenário adverso. “A Ana Beatriz foi aluna da Faculdade de Ciências Médicas de Santos e entra com a missão de reconstruir o hospital, o único que faz atendimento exclusivo ao SUS na baixada santista”, descreve.
O congraçamento entre os médicos e demais funcionários do hospital também simbolizou a inauguração da nova fachada da entidade, localizada na Avenida Siqueira Campos, fato que representa a nova era do HGA.