Diretoria da APM recebe o presidente do Conselho Português para a Saúde e Meio Ambiente

Luís Manuel Barreto Campos será um dos participantes do Fórum Médicos pelo Meio Ambiente e pelo Clima

Últimas notícias

Nesta sexta-feira, 22 de agosto, a Associação Paulista de Medicina deu as boas-vindas a Luís Manuel Barreto Campos, médico e presidente do Conselho Português para a Saúde e Meio Ambiente. Campos está no Brasil para participar do Fórum Médicos pelo Meio Ambiente e pelo Clima, promovido e organizado pela APM, e aproveitou a reunião de Diretoria da instituição para salientar a importância de debater o tema.

O presidente da APM, Antonio José Gonçalves, apresentou o currículo do médico português e manifestou a sua satisfação em recebê-lo. “Espero que este seja o começo de um profícuo relacionamento, podendo nos dar um pouquinho de seus conhecimentos para caminharmos mais depressa nesta área que é tão importante para o mundo e para o nosso País.”

Para o convidado, é importante médicos e profissionais da Saúde se envolverem na luta em prol do clima por terem consciência de que as alterações climáticas e a degradação ambiental fazem parte do cenário mais pessimista que o planeta Terra já enfrentou, por este motivo, parabenizou a iniciativa da APM.

“Essas alterações climáticas terão um impacto importantíssimo na Saúde da população e calcula-se que uma em cada quatro pessoas morra por fatores ambientais. É nossa obrigação médica nos envolvermos nesta luta. Para além de cuidadores, temos que ser educadores”, demonstrou.

O médico relembrou a criação e atuação do Conselho Português para a Saúde e Ambiente. “Nosso objetivo foi reunir diferentes organizações para traduzir o impacto das mudanças climáticas e ambientais na Saúde, aumentando a conscientização das pessoas e, sobretudo, dos profissionais. Precisamos preparar o sistema de Saúde para catástrofes climáticas ou uma nova pandemia, e o custo disso é cada vez maior.”

Campos também salientou que, desde a sua criação, em outubro de 2022, o Conselho já passou a atender 104 organizações, aproveitando as diversidades de cada uma delas para obter resultados positivos. Nestes quase três anos, já foram realizados eventos, fóruns e webinars, que buscam incentivar a implementação e publicação de orientações ambientais na Saúde.

“O que nós vemos, é que já existem instituições com estratégias muito sérias de sustentabilidade ambiental, mas acreditamos que quanto mais envolvimento, mais nascem novas possibilidades. Por isso, muito obrigado pela oportunidade e meus parabéns por esta audiência, vocês estão diante de um desafio muito complexo, mas também muito importante para as novas gerações”, disse.

O Fórum Médicos pelo Meio Ambiente e pelo Clima será um evento híbrido e gratuito. Ele acontecerá amanhã, dia 23 de agosto, no auditório da Associação Paulista de Medicina, a partir das 8h30. Inscreva-se em https://doity.com.br/medicos-pelo-meio-ambiente-e-pelo-clima.

Fotos: Divulgação