Conhecimento e aprendizado são essenciais na vida de qualquer pessoa, especialmente para profissionais que buscam ir além da média. Complementar os estudos na área médica e realizar o sonho de viver em outro país são grandes motivadores que levam muitos a procurar um intercâmbio. Pensando em apoiar essa jornada, a Associação Paulista de Medicina firmou uma parceria especial com a RD Medicine.
A RD Medicine é uma plataforma educacional brasileira, criada pelo médico Rafael Duarte. Após se formar na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e realizar sua residência médica nos Estados Unidos, ele decidiu usar sua experiência para ajudar outros profissionais a trilharem o mesmo caminho.
Em entrevista ao APMCast, Duarte relembrou que a RD surgiu a partir da insegurança que sentia com a Medicina no País em termos de futuro. “Eu via que a Medicina estava cada vez mais na mão de grandes redes e dos planos de saúde. Eu gosto muito de fazer o exercício de olhar para os médicos que são mais experientes e que são exemplos para mim, mas eu via que não batia muito, porque eles trabalhavam em muitas instituições, ficavam presos ao telefone e eu comecei a ficar preocupado e a pensar que eu precisava fazer alguma coisa.”
Foi por meio de um amigo que o médico conheceu o processo de validação do diploma nos Estados Unidos e viu ali a oportunidade para construir carreira fora. Ele destaca que para se tornar médico no território americano, é necessário realizar duas provas técnicas – as mesmas as quais todas as pessoas que fizeram faculdade de Medicina nos Estados Unidos também são submetidas: “Eles não podem exercer a Medicina sem fazer essas provas. Aliás, também não podem exercer sem fazer residência”, comentou o entrevistado, que complementou que no caso dos estrangeiros, ainda é necessário ser aprovado em uma prova de inglês, o Occupational English Test (OET).
Serviços
Desde sua fundação, a empresa se consolidou na preparação de médicos e estudantes de Medicina para a validação de diplomas e para a residência médica no sistema americano. Com mais de três mil alunos e um índice notável de 100% aprovação no USMLE Step 1 – exame de licenciamento Médico dos Estados Unidos -, a RD Medicine utiliza uma gama de softwares próprios, professores bilingues e validados, e um sistema de educação que permite, mesmo para quem não fala inglês, aprender o idioma simultaneamente ao conteúdo médico na língua.
A plataforma organiza sua preparação em três pilares principais. A primeira é a Mentoria, na qual se molda o currículo do aluno e a estratégia de aplicação no sistema americano, garantindo que o perfil profissional se destaque. Em seguida, vem o Inglês Médico, um módulo focado em capacitar o aluno com a linguagem e as siglas técnicas da Medicina em inglês, essencial para causar uma boa impressão e se sentir à vontade no novo ambiente.
Por fim, a área de Estudos para Provas oferece a preparação completa para os exames, utilizando bancos de questões bilíngues, aulas ao vivo, livros e flashcards, fornecendo todos os recursos de estudo necessário.
Para quem está avaliando essa possibilidade, a plataforma oferece uma Sessão Estratégica gratuita. Nela, é feita uma análise completa e personalizada do seu perfil, com uma avaliação detalhada de sua formação, experiência e objetivos. A partir dessa análise, é desenvolvido um roteiro específico, com um cronograma realista e marcos claros para sua jornada nos Estados Unidos, resultando em um plano de ação detalhado.
A sessão também é um espaço exclusivo para esclarecer todas as dúvidas sobre o USMLE, residência e o processo de adaptação. Associados da APM garantem 10% de desconto no Plano Moonwalker da RD Medicine. Para usufruir do benefício, basta informar seu CPF no formulário de inscrição da página exclusiva da parceria para validar a elegibilidade.
Texto publicado na edição 753 (nov/dez 2025) da Revista da APM