Empreendedorismo é tema de novo episódio do APMCast

Vander Corteze foi o entrevistado da edição, relembrando a sua trajetória na área

Notícias em destaque

Se tornar um empreendedor vem sendo comum em diversos segmentos. Na Medicina, isso não é diferente e o desenvolvimento de projetos de sucesso elaborados por meio de ideias criativas é amplamente observado. Para falar sobre o tema, apontar erros e acertos e demonstrar de que maneira a sua trajetória no empreendedorismo deu certo, o APMCast recebeu Vander Corteze.

No episódio, que foi ao ar na última quinta-feira, 5 de junho, Corteze relembrou que se graduou em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro e que, por toda a vida, sempre esteve cercado de médicos. Segundo o entrevistado, a transição de carreira aconteceu de forma espontânea.

“Eu percebi que todas as festas da universidade que eu ia eram desorganizadas, com filas para tudo, gerando uma experiência ruim. Eu comecei a olhar e pensar ‘e se eu fizesse diferente?’ e aí comecei a pegar os pontos principais, o que não funcionava bem, para mudar e ver o que acontecia”, relembrou.

Assim, começou a organizar festas que tiveram uma recepção positiva pelos colegas e que se expandiram cada vez mais. “Eu despertei como empreendedor sem saber que eu estava me tornando um. Para mim, o empreendedor é alguém que olha algo que não funciona bem, propõe uma nova tese e executa de forma economicamente sustentável. Ali, eu descobri a minha vocação, e eu desejo para todo mundo esse sentimento.”

Atuação

Após se formar na faculdade de Medicina, Vander estava decidido a não seguir na área, mas sim, se tornar um empreendedor profissional. Para isso, entrou em uma especialização de gestão de negócios e ao lado de um amigo, que fazia estágio em uma clínica de Medicina de Trabalho, montou a sua primeira empresa, chamada BR Med.

O objetivo do local era melhorar a experiência de clínicas com foco nesta mesma área, melhorando a experiência dos usuários e tornando o atendimento em Medicina do Trabalho mais assertivo. “Aquele ali foi o meu verdadeiro MBA. Eu já tinha estudado business, mas assim como na Medicina, o que ensina é a vida real. Hoje, nós temos mais de 14 clínicas na BR Med, são 700 funcionários, com mais de centenas de milhões de faturamento.”

Alguns anos depois, Corteze passou a observar a ascensão de uma série de aplicativos voltados a serviços de delivery, GPS, música, mensagens instantâneas, entre outros, que rapidamente se popularizaram e passaram a ter um papel de protagonismo. “Mas e na Saúde? Qual aplicativo vai ganhar esse espaço e essa relevância?”, questionava.

Foi assim que ele desenvolveu a Beep Saúde, empresa com visão de futuro, que busca se tornar um desses aplicativos de referência. O empreendedor recordou que passo a analisar o comportamento do ser humano para comprar coisas on-line e recebê-las em casa e demonstrou que isso poderia, sim, ser replicado na Saúde.

“Isso uma hora vai chegar na Saúde e foi com esse ângulo que eu construí essa empresa. Eu me antecipei a uma macrotendência vindo de outro setor e apostei que isso viria para a Saúde. A gente criou uma empresa que tem como visão ser o app e referência para a família brasileira no que tange a Saúde, pegou a tendência de Saúde domiciliar e viabilizou”, destacou.

Futuro

Vander demonstrou que acha importante que “Empreendedorismo” seja uma das opções de carreira para o médico que está terminando a graduação. “Eu me lembro do sentimento de olhar as mais de 50 especialidades médicas da Associação Médica Brasileira ali registradas e não achava nada que me desse a sensação de ‘este é o meu caminho’.”

O entrevistado também reforça que é importante pavimentar o caminho para novos empreendedores, mas sempre sinalizando os perigos para, assim, evitar as chances de as pessoas se frustrarem no decorrer de suas trajetórias profissionais. “Às vezes, falta capital, mas dinheiro é o mais fácil de conseguir. Eu sei que pode parecer que não, mas para o bom empreendedor, com uma tese boa, dinheiro não falta […]. Dinheiro tem para receber investimento, mas você tem que estar preparado para isso.”