Na última quinta-feira, 11 de julho, o Instituto Brasileiro de Inovação em Saúde (Ibis) organizou e moderou o evento “Diálogos do Distrito – Inovação em Saúde”. A ocasião, que é promovida pelo Distrito de Inovação de São Paulo, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, contou com a presença de Guilherme Marques dos Santos, diretor executivo da Comissão Especial de Médicos Jovens da Associação Paulista de Medicina, e foi realizada na sede do Centro de Inovação da USP, o InovaUSP.
O evento trouxe como pauta a discussão de importantes tópicos, como “oportunidades e desafios para startups de Saúde em SP”, “integração entre Ciência, setor produtivo e políticas públicas” e “caminhos para atração de investimentos e parcerias estratégicas”.
A conferência contou com a presença de mais de 50 participantes, sendo que, destes, estiveram lideranças do setor público e privado, acadêmicos e representantes de startups. Juntos, eles destacaram a importância do Distrito de Inovação de São Paulo e o seu papel de protagonismo diante de soluções inovadores e efetivas para a Saúde.
A mediação das aulas foi realizada por Márcio de Paula, fundador do Ibis. Entre os palestrantes, estiveram Rodrigo Bornhausen Demarch, do Hospital Israelita Albert Einstein; Ricardo Salomão, do Green Rock; Marco Bego, do InovaHC; Paula Lima, da Cietec; e Cristiano Gonçalves, do Instituto Butantan.
“Agora, como principal encaminhamento, será criado um Grupo de Trabalho dedicado a aprofundar as estratégias para atuação do Distrito de Inovação, com participação ativa do Ibis. Seguimos comprometidos com a construção de pontes entre Ciência, empreendedorismo e políticas públicas e com o fortalecimento de São Paulo como um dos principais polos de inovação em Saúde na América Latina”, diz Guilherme.
Encontros do Distrito de Inovação
Entre abril e novembro deste ano, o Distrito de Inovação da Cidade de São Paulo promoverá encontros mensais voltados à Ciência e Inovação e as diferentes maneiras de potencializá-las.
A cada edição do encontro, especialistas serão convidados para compartilhar experiências, de modo que, coletivamente, pensem em novas ações a fim de possibilitar o avanço das inovações.