Folha de S. Paulo: AMB opina sobre suspensão de cursos de Medicina

O presidente da Associação Médica Brasileira, César Eduardo Fernandes, participou da matéria

Últimas notícias

O presidente da Associação Médica Brasileira, César Eduardo Fernandes, participou de matéria publicada pela Folha de S. Paulo sobre a suspensão, por 120 dias, da abertura de novos cursos privados de Medicina. Confira os destaques a seguir:

MEC suspende por 120 dias edital de abertura de novos cursos privados de Medicina

O MEC (Ministério da Educação) assinou na quarta-feira (8) a suspensão, por 120 dias, do edital que criaria novos cursos de medicina em universidades privadas de todo o país. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

Lançado em 2023, o edital foi criado para selecionar propostas de instituições privadas no âmbito do Programa Mais Médicos. O chamamento público deveria divulgar, na sexta-feira (10), quais cidades foram contempladas —mas foi adiado pela quarta vez, após publicação da nota técnica no Diário Oficial.

A decisão ocorre após reportagem da Folha mostrar que, em menos de dois anos, o MEC aprovou a abertura de 77 novos cursos de medicina no país, que, juntos, passaram a ofertar 4.412 vagas de graduação. O tamanho da expansão foi criticado por pesquisadores da USP.

César Eduardo Fernandes, presidente da AMB (Associação Médica Brasileira), disse que “é um crescimento irracional, absurdo e inaceitável, que ocorre de maneira desordenada, com condições precárias de formação. Não há campo de ensino prático adequado”.

Confira a notícia na íntegra neste link.