A boa relação entre a Frente Parlamentar do Empreendedorismo – que tem como principal parceiro o Instituto Unidos Brasil (IUB), do qual fazem parte a Associação Paulista de Medicina e a Associação Médica Brasileira – e a Saúde contribuiu para que a organização montasse uma Diretoria especialmente voltada para os assuntos relacionados ao setor.
Em atuação desde junho deste ano, o grupo vem sendo comandado pelo deputado federal Zacharias Calil (União Brasil) que, em entrevista à Revista da APM, demonstra de que maneira a Diretoria foi consolidada, seus objetivos e como espera contribuir na articulação com os parlamentares e na promoção de uma Saúde de qualidade à população. Leia a seguir.
Como surgiu a ideia de construir uma Diretoria focada em assuntos de Saúde na Frente Parlamentar do Empreendedorismo?
A ideia nasceu da percepção de que a Saúde, que representa cerca de 10% do PIB e emprega mais de 4 milhões de pessoas, é um setor estratégico para o empreendedorismo no Brasil. Em uma reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, diante das preocupações com a qualidade da formação médica e o impacto disso na segurança do paciente, entendemos que era fundamental criar um espaço específico para debater esses temas. Assim, criamos a Diretoria de Assuntos de Saúde, que tenho a honra de coordenar.
De que forma enxerga a importância de ver a Saúde representada na FPE?
Vejo como fundamental. A Saúde não é apenas um serviço essencial — é também um setor econômico poderoso. Tê-la representada na Frente Parlamentar do Empreendedorismo significa reconhecer seu papel estratégico na inovação, na geração de negócios sustentáveis e na melhoria do ambiente regulatório. É uma forma de unir cuidado com o paciente, desenvolvimento econômico e preocupação com a qualidade da formação médica.
Como ocorreu o convite para estar à frente desta Diretoria e quais foram os motivos que o fizeram aceitar o cargo?
O convite surgiu de forma natural, durante as discussões internas da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, por conta da minha trajetória como médico e do meu trabalho na Câmara dos Deputados em defesa da Saúde e da qualidade da formação médica. Aceitei o cargo porque vi na Diretoria uma oportunidade de fortalecer políticas públicas, incentivar inovação e garantir mais segurança e qualidade para os pacientes.
Quais serão os objetivos da Diretoria de Assuntos de Saúde na FPE?
A Diretoria tem como objetivos fortalecer o setor da Saúde como motor do desenvolvimento econômico, propor medidas legislativas que incentivem a inovação e reduzam a burocracia, promover o debate sobre a qualidade da formação médica, estimular o diálogo entre setor público, entidades médicas e empresas, além de monitorar indicadores e propor soluções para os principais gargalos regulatórios e operacionais do setor.
Como a Diretoria de Assuntos de Saúde está funcionando?
A Diretoria de Assuntos de Saúde já está em funcionamento desde junho deste ano, quando foi oficialmente criada durante uma reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Agora, nós estamos estruturando os grupos temáticos e organizando a agenda de trabalho para os próximos meses.
Na sua opinião, como é possível resolver os principais desafios enfrentados pela Saúde atualmente?
É preciso enfrentar os desafios da Saúde com ações integradas e foco em três frentes, que se dividem entre qualidade da formação médica, modernização da regulação e incentivo à inovação no setor. É fundamental implementar o Exame Nacional de Proficiência para garantir que os profissionais estejam realmente preparados, além de revisar normas que hoje travam o desenvolvimento de soluções tecnológicas e o crescimento de empresas da área. Também precisamos aproximar os setores público e privado, criando um ambiente mais eficiente, seguro e sustentável para quem empreende e para quem depende do sistema de Saúde.
Acredita que a participação da Saúde na FPE poderá contribuir na articulação com demais parlamentares e, assim, proporcionar que os interesses da classe médica sejam atendidos?
Sem dúvida. Como parlamentar independente, com bom trânsito no Congresso e presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, vejo na FPE um espaço estratégico para articular com diferentes bancadas e construir consensos em torno de temas importantes para o setor. A Diretoria fortalece o diálogo com o Legislativo e amplia nossa capacidade de influenciar políticas públicas na área da Saúde.
Qual será a articulação que a Diretoria de Assuntos de Saúde da FPE terá com outras frentes parlamentares diretamente ligadas à área?
A Diretoria vai manter uma articulação constante com outras frentes parlamentares que atuam na área da Saúde, buscando alinhar pautas e evitar sobreposição de iniciativas. O objetivo é construir agendas conjuntas, promover debates qualificados e propor medidas legislativas em colaboração. Nosso foco será integrar o olhar técnico-assistencial com o viés do desenvolvimento econômico e da inovação no setor.
Raio-X
FORMAÇÃO: Universidade Federal de Goiás – UGF
ESPECIALIDADES: Cirurgia pediátrica
ATUAÇÃO: Médico e deputado federal
Matéria publicada na edição 751 (Julho/ Agosto de 2025) da Revista da APM
Fotos: Thiago Torres