Honorários: Defesa Profissional da APM se reúne com a SulAmérica Saúde

Encontro marcou a retomada das negociações com a operadora, que demonstrou vontade de investir no trabalho do médico

Últimas notícias

O diretor adjunto de Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina, Marun David Cury, representando a Comissão Estadual de Negociação de Honorários Médicos – liderada pela entidade –, se reuniu com a SulAmérica Saúde na última quinta-feira, 12 de fevereiro, na sede da operadora. O encontro deu continuidade às tratativas que vêm sendo realizadas, com o objetivo de avançar nas condições de remuneração e na valorização do trabalho médico.

Pela operadora, participaram a diretora executiva técnica de Operações e Rede Credenciada, Tereza Veloso; o diretor técnico da Rede Credenciada, Pedro Henrique Loretti; o superintendente executivo corporativo de Prestadores e Sinistro, Aimar Tarrufi de Paula; o superintendente de Controle de Preços de Sinistros, Ander Sousa; e a gerente de Relacionamento com Prestadores, Priscilla Souza. O gerente executivo do Departamento do Complexo Produtivo e Econômico da Saúde e Biotecnologia da Fiesp (deComSaúde), Luiz Monteiro Filliettaz, também esteve na reunião.

Marun Cury ressaltou que a APM não tem a intenção de desconstruir as operadoras de planos de saúde, mas propor soluções conjuntas. “Para o médico de consultório, a realidade é muito desafiadora. Nosso objetivo é reunir as propostas de melhorias da SulAmérica e divulgar para a classe médica, constatando avanço importante”, afirmou.

Durante a reunião, Tereza Veloso ressaltou as particularidades da estrutura da SulAmérica, que concentra grande volume de atendimentos. “Qualquer ajuste demanda uma análise criteriosa. Neste momento, estamos avaliando o que está desatualizado para promover adequações e, posteriormente, definir os encaminhamentos necessários”, pontuou.

Pedro Henrique Loretti, por sua vez, complementou que a operadora já vem realizando diferenciações na remuneração em determinadas especialidades. “Há áreas que, tradicionalmente, remuneramos com valores melhores. Temos tentado, por meio dessa flexibilidade, remunerar melhor o médico que entendemos ser bem-formado e que trabalha dentro das diretrizes clínicas muito claras, em parceria conosco. A SulAmérica tem a mesma preocupação que a APM vem manifestando em prol da formação médica. Nosso objetivo é refinar nossa rede cada vez mais, trabalhando apenas com médicos qualificados e com boa formação”, destacou.

Ander Sousa apresentou uma lista com aproximadamente 40 itens de serviços relevantes, abrangendo múltiplas especialidades, nos quais, segundo ele, há possibilidade de avanço. “Procedimentos para varizes, por exemplo, são frequentes na rede e estamos aplicando reajustes que podem variar entre 8% e 40% sobre o valor nominal praticado junto à rede credenciada. É aumento bastante expressivo, considerando que são serviços que valorizam a classe médica em diversas especialidades”, explicou, acrescentando que a relação oficial dos serviços será compartilhada em breve.

Ao final, Marun enfatizou que as medidas sinalizam um posicionamento claro da operadora. “A iniciativa demonstra a vontade da SulAmérica Saúde de investir no trabalho do médico”, concluiu.

Fotos: Divulgação