Hospital do Servidor Público Municipal conquista selo de conformidade do CQH

Presidente da APM, mantenedora do programa, marcou presença na cerimônia de entrega

Últimas notícias

Na última quarta-feira, 19 de fevereiro, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) foi contemplado com o selo de conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM).

A solenidade ocorreu no Anfiteatro da instituição e contou com a presença de Antonio José Gonçalves, presidente da APM; Junji Miller Fukuyama, vice-coordenador do Programa CQH e presidente da Sociedade Paulista de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (Sompas); Milton Osaki, membro da Governança do CQH; Marcela Arruda, secretária Municipal de Gestão de São Paulo; Elizabete Michelete, superintendente do HSPM, além de lideranças e colaboradores da instituição.

Logo na abertura do evento, Antonio Gonçalves falou da importância do HSPM para a Saúde pública. “É uma satisfação muito grande estar aqui hoje. A Associação Paulista de Medicina mantém o Programa CQH há mais de três décadas e precisamos de unidades hospitalares adequadas. Além disso, dois pilares são fundamentais para a APM: a boa formação do médico e a boa assistência à população. Esperamos que outros hospitais conquistem o selo, assim como o HSPM. Parabéns aos envolvidos”, destacou o presidente da entidade.

Junji Miller também parabenizou o hospital e ressaltou que o sucesso da certificação foi fruto do comprometimento de toda a equipe. “Os mais de 30 anos de CQH são marcados por tradição e evolução. O envolvimento de todos no HSPM foi fundamental para essa conquista. Quando uma instituição se torna um exemplo, todos se beneficiam”, explicou.

Liderança

Visivelmente emocionada, a superintendente do Hospital do Servidor Público Municipal, Elizabete Michelete, compartilhou o que significa essa vitória para a instituição. Para ela, representa o reconhecimento e o compromisso de todos, bem como a excelência na assistência hospitalar.

“Quero expressar minha profunda gratidão ao prefeito Ricardo Nunes e ao secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, cujo apoio inestimável foi fundamental para alcançarmos essa importante certificação. Agradeço à Marcela Arruda por sua dedicação com o serviço e servidor público. Reitero os meus agradecimentos a Antonio Gonçalves e Junji Miller. Agradeço todos os colaboradores que se esforçaram muito e são ilustres neste dia. Que essa certificação seja um marco para novos avanços e que possamos continuar trilhando o caminho da dedicação e inovação à Saúde. Parabéns e estou aqui por vocês e pela minha equipe. Muito obrigada!”, acrescentou.

Marcela Arruda, por sua vez, elogiou a dedicação de todos. “Manter a qualidade é essencial para preservar o selo do CQH. Esta conquista é um reflexo do esforço coletivo e deve gerar ainda mais empenho para manter e aprimorar os processos. A Secretaria Municipal de Gestão de São Paulo reconhece esse trabalho e se coloca à disposição para contribuir ainda mais, assim como a Secretaria Municipal da Saúde”, complementou a secretária Municipal de Gestão de São Paulo.

Programa CQH

O selo de conformidade está condicionado à implementação do modelo de gestão de qualidade e ao aperfeiçoamento dos processos, incluindo a revisão, a eliminação de falhas e a ampliação dos mecanismos de controle.

Em uma instituição de Saúde, o trabalho de qualidade hospitalar se torna essencial no que se refere à assistência ao paciente. Além de prevenir riscos, também busca melhorias contínuas para a segurança dos colaboradores e do hospital. Este controle ocorre devido ao comprometimento das pessoas que atuam no cuidado com os pacientes, corroborando com os métodos e as competências estabelecidas pelas organizações.

Texto e fotos: Alessandra Sales