Membro da Comissão de Médicos Jovens da APM participa de Fórum de Saúde Mental

Evento reuniu especialistas de diversas áreas para debater saúde mental, inclusão e o papel da arte na transformação social

Últimas notícias

No último dia 25 de junho, a Associação Cultural Artística e Esportiva do Estado de São Paulo (ACAESP) promoveu o 1º Fórum de Saúde Mental da Região do Grande ABC (ABCDMRR). O encontro ocorreu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na 62ª Subseção de Diadema, e reuniu um time multidisciplinar de especialistas para discutir temas como saúde mental, inclusão social e o impacto transformador da arte contemporânea.

Durante o evento, foram apresentados dados preocupantes sobre a saúde mental, em especial de profissionais das áreas de Direito e Educação. A Associação Paulista de Medicina esteve representada pelo diretor executivo da Comissão Especial de Médicos Jovens, Guilherme Marques.

Em sua participação, o médico destacou a necessidade urgente de capacitação dos profissionais de Saúde para lidar com o aumento dos casos de transtornos mentais no Brasil. Ele evidenciou o desafio de preparar médicos, professores, delegados e outros profissionais que atuam como “bastiões do cuidado” para atender a uma população estimada em 18 milhões de brasileiros ansiosos ou em depressão.

“Precisamos de políticas públicas bem estruturadas, sempre pautadas em evidências. Temos que pensar como o Direito pode se aliar à Medicina e como médicos podem colaborar com professores e delegados, para que todos estejam preparados para lidar com os desafios da Saúde mental da população”, acrescentou.

Além de Guilherme Marques, participaram do evento, entre os convidados, o presidente da ACAESP, Neivaldo Costa, presidente da OAB Diadema, Renato Figueiredo, delegada de Polícia de São Paulo, Renata Cruppi, e representante do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), Denise Miyamoto de Oliveira.

Com informações do portal ABC News

Foto: Divulgação/ABC News