Nota de pesar pelo falecimento de Assaf Hadba

Ex-diretor da APM Estadual e ex-vice-presidente da APM Bauru, ele havia completado 94 anos na última segunda-feira (27)

Últimas notícias

A Associação Paulista de Medicina manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Assaf Hadba, um profissional de inestimável contribuição para a classe médica, para a Saúde pública e para a comunidade de Bauru e do estado de São Paulo.

Conforme publicação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), no dia em que Hadba chegou ao mundo, seu pai disse: “Nasceu o Dr. Assaf, ele vai ser médico”. E seu destino foi selado: “Cresci com a ideia de que seria médico e, a cada dia, isso foi ficando mais forte em mim”, disse na ocasião.

A “premonição” teve lugar em Iacanga, interior de São Paulo, onde seus pais, Benjamin Hadba e Jamila Matar Hadba, imigrantes libaneses, se estabeleceram. Assaf Habda ingressou na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, concluindo o curso em 1957. Logo começou a estagiar na área de Cirurgia Geral, em Pirajuí.

Em seguida, estabeleceu-se como médico em Bauru, onde já dava plantões, ingressando na Santa Casa da cidade em 1974. Posteriormente, concluiu a especialidade em Coloproctologia, no Rio de Janeiro, e aprimorou sua formação “com grandes especialistas da área, na Inglaterra e nos Estados Unidos”.

Foi um dos fundadores da Unimed Bauru, além de ter exercido importantes cargos, como diretor de Mutualismo da APM Estadual (gestão 1977/1979), 9º vice-presidente (gestão 1979/1981) e diretor de Previdência (gestão 1981/1983) – sendo associado desde 1959 -; vice-presidente da APM Bauru e do Cremesp (1988/1993).

Ao longo de sua trajetória, formou-se também em Direito e lutou pelo acesso à Saúde e pela ética médica. O salão de eventos da APM Bauru foi batizado com seu nome e em 2017, por conta do lançamento do curso de Medicina da USP em Bauru, recebeu da Câmara Municipal da cidade um Voto de Aplauso em razão do empenho dedicado à viabilização deste grande sonho coletivo da cidade. Em 2024, recebeu o título de Cidadão Bauruense. 

Hadba havia celebrado seu aniversário de 94 anos na última segunda-feira, 27 de outubro, na companhia de familiares e amigos. Casado com Dona Dalva há mais de 60 anos, Assaf tinha cinco filhos (Vera, Beni, João, Andréia e Marcelo), 11 netos – um deles médico, João Assaf – e 12 bisnetos. 

Neste momento de luto, a APM expressa sinceras condolências e solidariedade a seus familiares, amigos e colegas. O velório está sendo realizado nesta sexta-feira, 31 de outubro, no Cemitério Memorial Bauru, e o sepultamento ocorrerá às 16h30, no Cemitério Jardim Ypê.

Foto: Arquivo pessoal