Nota de pesar pelo falecimento de Luiz Eugênio Garcez Leme

A APM se solidariza com os familiares e manifesta suas sinceras condolências

Notícias em destaque

A Associação Paulista de Medicina lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Luiz Eugênio Garcez Leme, geriatra e conselheiro fiscal suplente da entidade, ocorrido no dia 3 de junho. Sua partida representa uma perda inestimável para a Medicina paulista e brasileira.

Nascido em 4 de janeiro de 1952, na cidade de São Paulo, Garcez Leme era filho de Cid de Abreu Leme e Maria Cecília Garcez Leme. Graduado em Medicina em 1976 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde também realizou residência médica, especializando-se em Geriatria e doutorado em Cardiopneumologia. Foi professor livre-docente e professor Sênior da FMUSP, além de professor Titular do Centro Universitário São Camilo. Também era membro honorário da Academia de Medicina de São Paulo e, em 2022, foi eleito para Academia Cristã de Letras.

Reconhecido por sua vasta contribuição à área da Saúde da pessoa idosa, exerceu funções importantes, como a de vice-presidente da APM, coordenador de Saúde do Idoso da Prefeitura de São Paulo e superintendente do Hospital Universitário da USP. Atuou como líder do Grupo de Pesquisa PrevQuedas Brasil, integrou o Conselho Consultivo do Hospital das Clínicas e o Conselho Superior de Estudos Nacionais e Política da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Sua trajetória foi marcada pela excelência acadêmica, dedicação à prática médica e o compromisso incansável com a Saúde da população. Em 2023, participou da primeira temporada do APMCast, que entrevistou grandes nomes da Medicina, cuja entrevista pode ser conferida a seguir:

A APM se solidariza com os familiares, amigos, colegas e alunos neste momento de dor e saudade, manifestando suas sinceras condolências e prestando homenagem a um profissional que dedicou sua vida ao cuidado e ao bem-estar de todos, especialmente das pessoas idosas.

O velório está sendo realizado no Cemitério da Venerável Ordem Terceira do Carmo, localizado na Rua Sergipe, 83, no bairro da Consolação/SP. O sepultamento ocorrerá em seguida, às 14h, no mesmo local.

A missa de sétimo dia será no dia 10 de junho, às 18h, na Igreja do Imaculado Coração de Maria, localizada na Rua Jaguaribe, 735 – Higienópolis/SP.