APM recebe representantes da Anestesiologia em reunião com as especialidades

Dando segmento às reuniões com as sociedades de especialidades, na última terça-feira, 26 de julho, a Associação Paulista de Medicina recepcionou a Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp)

Notícias em destaque

Dando segmento às reuniões com as sociedades de especialidades, na última terça-feira, 26 de julho, a Associação Paulista de Medicina recepcionou a Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp). Este foi o 15º encontro com as entidades, com o objetivo de reforçar a integração da APM com cada uma delas.

O presidente da Associação, José Luiz Gomes do Amaral, esteve acompanhado do 2º vice-presidente, Antonio José Gonçalves, e do diretor de Defesa Profissional, Marun David Cury. A Anestesiologia esteve representada por Maria José Carvalho Carmona, presidente; Mariana Fontes Lima Neville, 2ª secretária; Cláudia Marquez Simões, diretora de Relações Internacionais; e Eduardo Henrique Giroud Joaquim, diretor de Defesa Profissional.

Amaral deu início à apresentação demonstrando a sua satisfação em receber a Saesp na Associação Paulista de Medicina, uma vez que representa a sua própria especialidade. De acordo com ele, um dos principais motivos para a realização da reunião é recuperar o vínculo entre as instituições e fortalecer a união da classe, principalmente diante de uma era em que a Medicina se vê tão ameaçada – seja por tentativas de invasão do ato médico ou por casos isolados de má conduta de alguns profissionais.

“A fim de mudar isso e criar uma dinâmica de maior interação entre as sociedades de especialidades e a APM, queremos estabelecer um convênio que permite que a própria Saesp nos indique quem ela quer ter como representante em nossa Associação, e fique à vontade para mudar seu representante quando lhe for conveniente”, explicou o presidente da APM.

Além disso, Amaral ficou encarregado pela apresentação sobre os principais serviços e benefícios disponibilizados pela Associação Paulista de Medicina. Ele resumiu os quase 92 anos de história e atuação da entidade, destacando a atuação do Instituto de Ensino Superior da APM (IESAPM). Marun Cury, por sua vez, falou sobre as atividades de Defesa Profissional.

“Precisamos conversar mais, para fortalecer o associativismo com todas as sociedades de especialidades. O espaço que temos aqui é de vocês, então utilizem toda a nossa infraestrutura. Temos uma série de projetos sendo pensados e é só com o apoio das especialidades que vamos conseguir realizar”, enfatizou Gonçalves.

Planos de fortalecimento

Maria José Carmona reforçou a importância e o valor que a APM traz para o médico de São Paulo, classificando a entidade como um bem de grande porte. Para ela, os projetos de melhorias realizados na instituição nos últimos tempos simbolizam importante abertura de portas para consolidar uma relação que sempre foi de muita parceria.

“É muito bom chegar aqui e ver que a APM está renascendo e trazendo coisas novas. Eu vejo um potencial enorme para o futuro dos nossos eventos e isso nos traz a certeza de que a Associação está se renovando e acompanhando a evolução que a gente tanto espera. A Saesp tem grande integração com o interior, então ver que vocês têm tantas Regionais ativas é mais uma oportunidade para a gente constituir novas ideias e projetos relevantes”, demonstrou.

Além disso, a anestesista também manifestou a necessidade de apoio da Associação Paulista de Medicina diante de situações em que a especialidade se vê invadida por outras profissões, tirando o fortalecimento do setor e dos especialistas. Para ela, a união diante de uma situação como essa é fundamental pois permite que, além de a Medicina passar a ser protegida, ainda haja a possibilidade de diversas sociedades se agregarem com o mesmo objetivo.

Nesse sentido, o diretor de Defesa Profissional da APM reforçou que o departamento está pronto para receber demandas e ajudar os médicos com todas as suas eventuais adversidades. “Vamos atrás de todas as situações que podem agravar o trabalho médico e lutamos muito por uma Medicina de qualidade e uma assistência eficiente.”

Serviços

Os outros representantes da Saesp, Mariana, Cláudia e Eduardo, indicaram que, apesar de já conhecerem a APM e saberem da sua forte atuação, não tinham uma dimensão amplificada das possibilidades por ela proporcionadas.

“Essa parceria em nos receber, buscando essa interação e oferecendo essa estrutura, é uma oportunidade ímpar de desenvolvimento, então eu acredito que a Anestesiologia vai ganhar muito com isso. São muitas as oportunidades que temos para serem exploradas. Temos que trabalhar no aprimoramento e fazer isso de uma forma mais próxima”, indicou a diretora de Relações Internacionais.

Giroud enfatizou que a integração representa um ponto fundamental de convergência de pensamentos, permitindo alavancar ideias e trazendo um enorme efeito sinérgico. “Percebo na nossa área que estamos cedendo e não deveríamos. Há anestesiologistas que realizam uma série de procedimentos e recebem um valor muito baixo. Precisamos elaborarmos um plano de ação com diversas especialidades e gerirmos o problema.”

O presidente da APM encerrou o encontro com indagações sobre a disponibilidade de médicos em áreas remotas, buscando entender quantos anestesistas são necessários para um país do porte do Brasil e destacando a necessidade de se pensar em locomoção dos profissionais, pontuando que não é preciso morar de forma definitiva em regiões remotas para conseguir atender os pacientes.

Fotos: Marina Bustos