APM se reúne com a Sociedade Paulista de Reumatologia

Em continuidade às reuniões com as sociedades de especialidade que visam fortalecer a união da classe médica, na manhã do dia 5 de julho, o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, esteve presente com representantes da Sociedade Paulista de Reumatologia.

Notícias em destaque

Em continuidade às reuniões com as sociedades de especialidade que visam fortalecer a união da classe médica, na manhã do dia 5 de julho, o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, esteve presente com representantes da Sociedade Paulista de Reumatologia.

“Criada há quase 92 anos, a Associação Paulista de Medicina, em seu início, congregava os médicos de todas as especialidades em seu Departamento Científico, a partir de uma estrutura representativa onde os associados professavam e elegiam seus respectivos representantes especialistas. Ao longo dos anos, sobretudo a partir dos anos 1970, algumas sociedades começaram a se organizar e criar estruturas físicas em áreas próprias, resultando em distanciamento da nossa instituição”, introduziu Amaral, ao falar da importância do estreitamento de vínculos.

Amaral falou das modificações estatutárias recentes passadas pelos departamentos e comitês científicos da APM que agora possibilitam a indicação de presidente, vice-presidente e diretor científico para a ocupação das respectivas áreas de especialidade, sendo a APM comunicada previamente.

“Assim, estabelecemos uma parceria que respeita a diversidade das sociedades de especialidade, com planejamento de ações conjuntas. E é justamente a nossa principal pauta hoje com a Reumatologia. Queremos a representação da área aqui na APM, através uma parceria formal”, ressalta.

Sobre as eleições em disputa eleitoral brasileira e estadual para os cargos de deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente, Amaral reforça a importância de conhecer as propostas dos candidatos com relação à saúde.

“Não importa qual o partido que seja, é importante ouvir as expectativas dos representantes públicos e gostaríamos também de ouvir as sugestões dos diferentes especialistas médicos. Nessas nossas reuniões, abre-se o momento para receber sugestões e consolidarmos um trabalho conjunto sobre os nossos anseios para a próxima gestão pública.”

O diretor da Defesa Profissional, Marun David Cury, também esteve presente na reunião e reforçou a importância de recuperar a força associativa. “É importante estarmos unirmos, tanto nós do movimento do associativismo APM e AMB, quanto das sociedades de especialistas, para atender as nossas demandas da defesa profissional. Estejamos unidos inclusive no Brasil inteiro frente à valorização do profissional médico”, resumiu.

A presidenta da Sociedade Paulista de Reumatologia, Nafice Costa Araújo, concorda que é fundamental a união da classe médica diante das adversidades cada vez maiores sob uma pauta comum de valorização profissional e científica.

“Desde que assumi a gestão, uma das minhas bandeiras foi de fato trabalhar na questão da defesa dos profissionais, precisamos valorizar cada vez mais a nossa classe, principalmente a área clínica, em razão da demanda importante de atendimentos. Então é necessário unir forças e alinharmos juntos, sob ponto de vista científico, que é uma característica forte da Sociedade Paulista de Reumatologia”, disse.

A SPR é referência no Brasil. É a segunda maior, depois da Sociedade Brasileira de Reumatologia, em produção científica intensa. “Imaginem vocês que hoje temos associados de outros estados e de outros países da América Latina, em virtude do nosso cunho científico. Por isso, precisamos sim fazer esse alinhamento, vai ser realmente muito melhor para a APM e para a própria sociedade trabalharmos em favor da valorização médica”, reitera.

A presidenta falou ainda que uma de suas preocupações se refere à formação médica atual, com a abertura desenfreada de escolas médicas sem preparo necessário de infraestrutura e corpo docente para a preparação dos novos profissionais. “Vejo que realmente precisaremos muito trabalhar juntos para fazer o melhor para todos.”

A coordenadora Científica do Departamento de Reumatologia da Associação Paulista de Medicina, Ivone Minhoto Meinão, parabenizou a atual presidenta da SPR por seu interesse pela questão da defesa profissional. “Reforço as palavras da doutora Nafice sobre abertura de enormes quantidades de escola de Medicina sem nenhum critério de qualidade. E quero dar eco às palavras do doutor Marun a respeito da importância do associativismo para enfrentar os ataques à nossa prática médica, ou seja, pessoas leigas tentando interferir naquilo que o médico tem que receitar, naquilo que o médico se apoia na ciência para melhor tratar seu paciente.”

Da SPR, o evento também contou com a participação do Coordenador de Ética Médica de Defesa Profissional, Eduardo Meirelles, e da assessora da presidência, Maria Girardi. “A grande maioria da pauta de reivindicações médicas da APM contempla a Sociedade Paulista de Reumatologia nesse movimento de defesa da classe médica, com detalhes profundos e extensos”, conclui Meirelles.

Por fim, o superintendente de Estratégia e Marketing, Jorge Côrrea de Assumpção Neto, fez uma breve apresentação histórica dos quase os 92 anos de existência da APM, da missão, visão e dos valores institucionais, com credibilidade, ética e transparência para fortalecer a atuação, e ressaltou o trabalho em relação a todas as especialidades existentes.

“A nossa estrutura sede própria possui 14 andares, atrás temos o edifício residencial com 117 apartamentos com locações convencionais por temporada. A APM conta 76 regionais no interior, grande São Paulo e Baixada Santista. Recentemente foi inaugurado o Núcleo de São Roque”, pontua.

Os benefícios e serviços são organizados sob quatro pilares:  individuais, família, profissional e consultório/clínica para a pessoa jurídica. Assessorias para a aposentadoria e previdência privada, assessoria de investimentos, clube de benefícios, planos de saúde, Instituto de Ensino Superior (IESAPM), Hotel fazenda APM, atividades culturais, cursos, eventos, congressos, jornadas e reuniões científicas são algumas das atividades oferecidas aos médicos associados.