Comitê Científico da APM realiza III Congresso Paulista de Dor

Foi dada a largada para a terceira edição do Congresso Paulista de Dor. O evento, realizado pelo Comitê Científico de Dor da Associação Paulista de Medicina entre os dias 28 e 30 de setembro, engloba atividades em diversas salas simultâneas

Notícias em destaque

Foi dada a largada para a terceira edição do Congresso Paulista de Dor. O evento, realizado pelo Comitê Científico de Dor da Associação Paulista de Medicina entre os dias 28 e 30 de setembro, engloba atividades em diversas salas simultâneas. Tanto o Comitê quanto o Congresso são presididos por Telma Regina Mariotto Zakka.

Nesta quinta-feira (28), primeiro dia, as palestras da manhã, focadas em Anestesiologia, trouxeram o especialista Hazem Adel Ashmawi como coordenador das mesas e apresentador do tema “Análise crítica do tratamento da dor facetária”. Além dele, também estiveram presentes André Marques Mansano, falando sobre “Tratamento intervencionista da Neuralgia de Trigêmeo” e Leonardo Henrique Cunha Ferraro, apresentando “Uso da Neurólise de inervação de articulações por métodos físicos ou químicos, quais as vantagens dos métodos?”.

Já as aulas sobre Medicina Aeroespacial tiveram Rozania Soeli dos Santos Sobreira e Rolland Duarte como coordenadores. As palestras, realizadas de forma on-line, foram divididas entre os temas “Algias no ambiente de microgravidade espacial”, por Thais Russomano; “Algias ortopédicas em voo”, por Daniela Racan; e “Algias otorrinolaringológicas em voo”, por Rosirene Gessinger.

Termografia foi foco das palestras apresentadas e coordenadas por Luciane Balbinot, que ministrou a conferência sobre “Papel da Termografia no diagnóstico diferencial da Dor”. As especialistas Jessica Halice Noronha e Cidalia Auad também estiveram presentes para falar sobre “Termografia no diagnóstico diferencial da dor orofacial: neuropática x inflamatória” e “Termografia da dor miofascial e Fibromialgia: como diferenciar?”, respectivamente.

Não obstante, a sessão sobre Fisiatria trouxe Perola Gringberg Plapler como coordenadora da mesa e palestrante, abordando o tema “História da Dor”. As demais apresentações focaram em “Ombro Rígido”, por Mariela Diament, e “Novidades no tratamento da dor do quadril”, por Sergio Akira Horita.

No decorrer do dia, os congressistas também puderam participar de diferentes oficinas, como de escrita e de Crew Resource Management. Também houve o Simpósio Satélite da Grunenthal, que trouxe Gabriel Kubota para demonstrar as “Atualizações no tratamento da dor neuropática localizada: da evidência à prática”, além de outras aulas focadas em Psiquiatria e Dor e Medicina do Esporte.

O Congresso continua nesta sexta e sábado, 29 e 30 de setembro, trazendo mais atualizações, palestras e oficinas, no intuito de reunir os diferentes pontos de vista das diversas especialidades médicas a respeito da Dor e, assim, propiciar as melhores condições possíveis para os mais variados casos clínicos.

Texto: Julia Rohrer

Fotos: Alexandre Diniz