Especialidades: Acupuntura é recebida pela APM em reunião

Desde o começo de junho, a Associação Paulista de Medicina vem se engajando em uma importante missão visando alinhar seus posicionamentos com as diferentes especialidades médicas

Notícias em destaque

Desde o começo de junho, a Associação Paulista de Medicina vem se engajando em uma importante missão visando alinhar seus posicionamentos com as diferentes especialidades médicas. Desta forma, na última terça-feira (30), a instituição recebeu o Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP), representado pelo seu presidente, Luciano Ricardo Curuci de Souza, no intuito de ouvir suas principais demandas e fortalecer a sinergia.

O presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, relembrou a importância de consolidar os vínculos da Associação com as sociedades de especialidade, uma vez que a maior parte delas nasceu dentro da entidade. “Queremos que os representantes da Acupuntura no nosso Departamento Científico sejam indicados pelo próprio CMAeSP, pois é assim que garantimos o alinhamento.”

Amaral pontuou também que o encontro é uma maneira de entender as principais demandas da Acupuntura para passar aos candidatos nestas eleições. “Queremos ter o maior número possível de médicos em torno dessas iniciativas. Seja na área executiva, legislativa, no Ministério Público ou na sociedade civil – como indústria e comércio –, é a partir dessas articulações que conseguimos benefícios interessantes. A APM tem uma participação direta com a AMB junto ao Congresso Nacional, contribuindo para uma série de ações importantes”, destacou.

Souza demonstrou sua satisfação em ter a oportunidade de firmar a parceria com a APM. Para ele, o principal passo a ser dado, neste momento, é colocar o Departamento Científico de Acupuntura para funcionar efetivamente, possibilitando a execução de projetos cada vez mais produtivos. “A minha intenção, durante a gestão, é possibilitar o desenvolvimento de cada vez mais eventos científicos, como pequenos simpósios. No ano que vem, já podemos pensar em fazer algum evento, de modo a deixar o Departamento de Acupuntura funcionante aqui dentro”, mencionou.

O médico, que possui também atuação na área de Dor, esclareceu que é importante que as especialidades atuem em conjunto. Conforme mencionado por ele, a integração entre as sociedades é muito importante e abre portas para novas ações e, principalmente, para novas descobertas. Destacou também o interesse em promover um simpósio internacional.

“Temos ainda aquela questão do projeto de lei que quer ficar contra a Acupuntura como especialidade médica, então acredito que a APM possa nos ajudar muito com isso. Podemos trazer o nosso Departamento Jurídico para ter o apoio da Associação Paulista de Medicina, seria muito interessante ter esse gancho neste sentido”, complementou.

Representatividade

A consultora de Eventos da Associação, Harumi Ishihara, ficou responsável pela apresentação dos principais serviços e benefícios disponibilizados aos médicos associados, dando destaque aos diversos espaços para a realização de eventos, funcionais e acessíveis, que podem ser usufruídos pelas especialidades.

Além disso, falou sobre a reestruturação do Clube de Campo, atual Hotel Fazenda APM, e sobre o desenvolvimento do Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM) – que conta com cursos de graduação e educação continuada, presenciais e a distância.

Também foi apresentada a parceria com a Unicred, que conta com uma agência dentro da APM. Presentes à reunião, as gerentes da instituição financeira Gisele Glavtcheff e Juliana Teixeira Carlos Rodrigues contribuíram para elucidar de que maneira a Unicred trabalha e busca atender os seus clientes.

“Estamos há 33 anos no mercado e agora temos um projeto de expansão. Fomos fundados por médicos e todos os nossos resultados são voltados para os cooperados. Por isso, trazemos uma série de benefícios de atendimento para o médico, e temos uma redução de custo interessante. Sendo assim, conseguimos trazer consultoria tanto para médicos quanto para as sociedades de especialidades”, explicou Gisele.

A reunião foi finalizada com Amaral repassando a nova proposta de convênio para o presidente do CMAeSP, que manifestou a sua satisfação por poder dar este passo em contribuição à sociedade. Ele reforçou que levaria o termo para os outros membros da sociedade analisarem e, assim, poderem iniciar o processo de indicação de seus novos representantes na Associação Paulista de Medicina.

Texto: Julia Rohrer

Fotos: BBustos Fotografia