Exposição “Diálogo Construtivo Paulista” marca inauguração da Sala Guido Palomba

A noite da última terça-feira, 25 de outubro, vai ficar marcada na memória dos mais de 200 convidados que prestigiaram a abertura da exposição “Diálogo Construtivo Paulista”, na recém-nomeada Sala Guido Arturo Palomba da Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina

Notícias em destaque

A noite da última terça-feira, 25 de outubro, vai ficar marcada na memória dos mais de 200 convidados que prestigiaram a abertura da exposição “Diálogo Construtivo Paulista”, na recém-nomeada Sala Guido Arturo Palomba da Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina, em homenagem ao diretor Cultural da entidade. A mostra pode ser visitada gratuitamente até o dia 30 de novembro de 2022, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

“É uma grande satisfação estar aqui hoje, porque é a realização de uma promessa. Estamos diante de uma coleção fantástica e tenho certeza de que esse local será visitado e revisitado muitas vezes. Aqui é a nossa casa e é um prazer em nome de todos os médicos do estado de São Paulo oferecê-la para vocês também. Digo mais, há pessoas que crescem ao viver e conviver em uma entidade centenária como essa, que agrega profissionais de Medicina há quase um século. Também existem outras que estão fazendo todos crescerem e fazem dessa instituição maior, e esse é o caso do Guido”, destacou o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral.

Palomba agradeceu emocionado as palavras do amigo e disse ser difícil dimensionar a grandeza de ter uma sala com seu nome: “Só posso agradecer ao meu grande amigo José Luiz Gomes do Amaral, uma das pessoas mais ilustres da Medicina paulista, brasileira e mundial. Muito obrigado por todo o carinho. Agradeço também a Diretoria da APM, ao Enock do Sacramento [curador da exposição e autor do livro “Diálogo Construtivo Paulista”], aos colaboradores e todos os presentes”. Durante o evento, os convidados receberam o livro sobre a exposição, autografado pelo curador Enock Sacramento, que documenta a mostra inaugural da Sala Guido Arturo Palomba.

Por decisão unânime da Diretoria da Associação Paulista de Medicina, em 17 de janeiro de 2020, a antiga Sala Contemporânea da Pinacoteca da entidade – destinada a exposições temporárias de artistas convidados e de obras do acervo fixo – foi nomeada Sala Guido Arturo Palomba em reconhecimentos aos esforços do diretor Cultural. Ele, desde 1982, é um dos maiores entusiastas da preservação e da continuidade do espaço cultural paulistano dedicado às artes visuais – uma das grandes paixões do médico, que possui uma coleção predominantemente construtivista.

Exposição e Pinacoteca

Trinta obras de viés construtivo, geométrico, do acervo da Pinacoteca da APM e da coleção particular de Guido Palomba compõem a exposição, que tem a curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, um dos maiores especialistas dessas vertentes modernistas da arte brasileira. “Agradeço à APM pela oportunidade de curar essa exposição. Para mim, é uma grande satisfação colaborar com este momento”, disse Sacramento.

A mostra reúne obras de 13 dos mais representativos artistas do construtivismo e do concretismo brasileiro – como Luiz Sacilotto, Judith Lauand, Hércules Barsotti, Jandyra Waters, Paulo Pasta Arcângelo Ianelli, Bárbara Spanoudis, Ramon Cáceres, Maurício Nogueira Lima.

A criação do acervo artístico da APM, na segunda metade da década de 1940, contou com o apoio inaugural do então presidente Jairo Ramos, em resposta aos anseios de médicos, artistas e críticos de arte que participavam de palestras e debates realizados na sede da instituição. Em 1949, Ernesto Mendes, um dos diretores da APM, recebeu a incumbência de também dirigir a recém-criada Pinacoteca.

Por meio de uma campanha de doações de associados, que viabilizaram um fundo destinado a aquisições, 14 obras de artistas modernistas compuseram o núcleo inicial da coleção, reunindo trabalhos de, entre outros: Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Cândido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Francisco Rebolo Gonzáles, José Pancetti, Lasar Segall, Mário Zanini e Tarsila do Amaral.

Na década de 1980, quando o cirurgião plástico e pintor Aldir Mendes de Souza tornou-se presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo (APAP/SP), foi estabelecido um convênio entre a APAP, a APM e a Unimed Paulistana, mediante o qual os artistas receberiam um plano de saúde em troca de trabalhos doados à Pinacoteca da APM.

Ao longo de três anos, a parceria possibilitou ao acervo da Pinacoteca a inclusão de obras de grandes nomes como Alex Flemming, Bernardo Krasniansky, Gilberto Salvador, Léon Ferrari, Lúcia Py, Maria Bonomi e Sonia von Brusky, entre outros. Egressos desse acordo, trabalhos de Bárbara Spanoudis, Valdeir Maciel e do próprio Aldir Mendes de Souza integram a mostra Diálogo Construtivo Paulista.

A partir dos anos 1990, com a atuação regular de Guido Palomba na Pinacoteca da APM, novas iniciativas – como a cessão do espaço para a realização de mostras individuais e a publicação de catálogos de algumas das exposições – fizeram a coleção continuar crescendo, com obras de Antônio Peticov, Cláudio Tozzi, Gregório Gruber, Inos Corradin, Ivald Granato e muitos outros.

Hoje, o acervo da Pinacoteca da APM conta com cerca de 200 obras das mais variadas vertentes estéticas e cumpre importante valor histórico e cultural, com acesso gratuito ao público paulistano, de outros estados e países. 

Texto: Alessandra Sales
Fotos: Marina Bustos

SERVIÇO

Diálogo Construtivo Paulista
Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina
Sala Guido Arturo Palomba
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 – 8º andar – Bela Vista / São Paulo
Visitação:26 de outubro a 30 de novembro de 2022
Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Entrada franca
Visitas monitoradas: (11) 3188-4305 / flavianegrao@apm.org.br