Presidente da APM participa de reunião da Comissão Mista de Especialidades em Brasília

Antonio José Gonçalves passou a constituir o grupo como representante da AMB

Notícias em destaque

A Comissão Mista de Especialidades, responsável por normatizar e estar à frente da tomada de decisões sobre as 55 especialidades médicas brasileiras, esteve presente no Conselho Federal de Medicina, em Brasília, na última terça-feira, 19 de março. A ocasião simbolizou a primeira reunião do presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, como integrante do grupo, representando a Associação Médica Brasileira.

Nesta nova configuração, Gonçalves passa a substituir Fábio Biscegli Jatene, que atuou na Comissão por mais de três anos. “A Comissão Mista de Especialidades é um órgão importante. Ela é composta por dois membros da Associação Médica Brasileira, dois membros do Conselho Federal de Medicina, um membro do Ministério da Educação e um membro do Ministério da Saúde. Assumi o lugar do professor Fábio com muita satisfação e espero estar à altura do cargo”, diz o presidente da APM.

A reunião contou com a discussão de uma série de assuntos pertinentes às especialidades, entre eles, a aprovação para que o médico pediatra possa fazer especialização em endoscopia e, assim, realizar a endoscopia pediátrica em seus pacientes – tanto na parte gastrointestinal quanto na parte respiratória.

“Isso é um avanço, porque as crianças têm muitas particularidades, especialmente as menores e os recém-natos. Então, nada mais justo que o pediatra vá buscar essa formação adicional para poder tratar essas crianças da melhor maneira possível, sempre visando o bem da especialidade e o bem da Medicina, é assim que nós funcionamos”, expressa Antonio Gonçalves.

Além do presidente da APM, a composição atual do grupo tem Jurandir Marcondes Ribas (AMB), Aldemir Humberto Soares e Mauro Luiz de Britto Ribeiro (CFM), Francisco de Assis Rocha Neves (Ministério da Educação) e Rodrigo Cariri Chalegre de Almeida (Ministério da Saúde).