Presidente e diretor da APM vão compor equipe de Saúde no Governo de SP

Na última terça-feira, 22 de novembro, foram divulgados os nomes dos membros que irão compor a equipe de transição do Governo no estado de São Paulo, definida pelo governador eleito, Tarcísio de Freitas. Vinte representantes com vasta experiência na área formam o grupo, como Eleuses Paiva, deputado federal e ex-presidente da Associação Paulista de Medicina e da Associação Médica Brasileira – cotado inclusive para ser o secretário da pasta

Notícias em destaque

Na última terça-feira, 22 de novembro, foram divulgados os nomes dos membros que irão compor a equipe de transição do Governo no estado de São Paulo, definida pelo governador eleito, Tarcísio de Freitas. Vinte representantes com vasta experiência na área formam o grupo, como Eleuses Paiva, deputado federal e ex-presidente da Associação Paulista de Medicina e da Associação Médica Brasileira – cotado inclusive para ser o secretário da pasta.

Também estão presentes na lista o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, o diretor Científico, Paulo Manuel Pêgo Fernandes, e o delegado pela capital José Osmar Medina Pestana. Helencar Ignacio, que foi diretor da 8ª Distrital da Associação, é outro integrante do grupo, assim como o diretor Científico da AMB, José Eduardo Lutaif Dolci.

Completam a lista: Chao Lung Wen, Edmund Baracat, Edson Rogatti, Esper Kallas, Fabio Jatene, Francisco Assis Cury, Francisco Ballestrin, Giovanni Guido Cerri, Gustavo Pereira Fraga, Helio Paiva, João Lauro Viana Camargo, Olímpio Bittar, Sergio Okane e Tarcisio Eloy Pessoa Barros Filho.

Ao todo, 105 pessoas vão atuar em oito grupos diferentes – agricultura e abastecimento; desenvolvimento social, mulheres e PCD (pessoa com deficiência); educação, cultura e esportes; gestão, desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia e finanças; meio ambiente, habitação e infraestrutura; saúde; segurança pública e administração penitenciária; e turismo.

Currículos da equipe de Saúde

Chao Lung Wen

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente, é professor associado nível 3 da FMUSP, chefe da Disciplina de Telemedicina e líder do grupo de pesquisa da USP em Telemedicina, Educação Digital e Saúde Conectada no diretório de pesquisa do CNPq/MCTI. Foi membro fundador e presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, além de membro da Câmara Técnica de Informática e Saúde e da Comissão de Análise da Resolução de Telemedicina do CFM.

Edmund Chada Baracat

Formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Professor Titular de Ginecologia e Obstetrícia da EPM/Unifesp e da FMUSP. Foi Pró-Reitor de Graduação da Unifesp e desde 2019 é Pró-Reitor de Graduação da USP. É membro do Conselho Diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da FMUSP. Foi editor da Revista Clinics e é pesquisador 1A do CNPq.

Edson Rogatti

É técnico em Contabilidade, matemático e pós-graduado em Administração Hospitalar. É presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP), vice-presidente do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF) e membro do conselho fiscal do Coalizão Saúde.

Eleuses Paiva

Formado pela Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), com especialização em Medicina Nuclear. Atuou como chefe do serviço de Medicina Nuclear e Densitometria do Hospital de Base de São José do Rio Preto, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e professor associado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi presidente da APM e da AMB, além de vice-prefeito e secretário municipal de Saúde de São José do Rio Preto. Está em seu terceiro mandato como deputado federal.

Esper Georges Kallas

Médico infectologista, é professor Titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Realiza projetos de Medicina de tradução, trazendo conceitos de ciência básica para aplicações clínicas, especialmente em doenças infecciosas. Diretor do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Fábio Jatene

Graduado pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC. É professor Titular da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular da FMUSP e diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular do Instituto do Coração do HC-FMUSP. Ocupa, também, a posição de vice-presidente do Conselho Diretor do InCor, além de ser membro do Conselho Deliberativo do HC. É titular da Academia Nacional de Medicina.

Francisco de Assis Cury

Formado em Medicina pela Universidade Gama Filho, com mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto. Atualmente, é professor adjunto da instituição e chefe do Serviço de Cirurgia Torácica da Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto e do Hospital de Base da cidade.

Francisco Balestrin

Graduado em Medicina e especialista em Administração em Saúde. Atualmente, é presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp) e do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs), além de atuar como vice-presidente executivo e diretor médico corporativo do Grupo VITA. Membro do Conselho de Administração do Instituto Coalizão Saúde e diretor adjunto do ComSaúde/Fiesp.

Giovanni Guido Cerri

Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo e doutor em Radiologia pela mesma instituição. Atualmente, é professor Titular da FMUSP e membro titular da Academia de Medicina de São Paulo. Foi presidente da Comissão de Pós-Graduação, diretor clínico do Hospital das Clínicas da FMUSP, presidente e diretor científico da Federação Mundial de Ultrassonografia em Medicina e Biologia, além de secretário estadual de Saúde de São Paulo.

Gustavo Pereira Fraga

Graduou-se em Medicina na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com especialização em Cirurgia do Trauma. É professor associado e coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Universidade. Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait) e da Sociedade Panamericana de Trauma (SPT). Foi diretor Financeiro da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms).

Helencar Ignácio

Formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva. Membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, professor adjunto e chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Chefe do Serviço de Pé e Tornozelo do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Foi presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto, Regional da Associação Paulista de Medicina, e diretor da 8ª Distrital da entidade.

Hélio Paiva

Trabalhou por mais de 32 anos como executivo da área financeira. Foi vice-presidente de Administração/Controladoria do Lar São Francisco de Assis, localizado na cidade de Araraquara (SP), sendo responsável pelo equilíbrio econômico-financeiro, indicadores de desempenho e gestão estratégica da instituição.

João Lauro Viana Camargo

Graduado pela Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT-EUA) e na Universidade Municipal de Nagoya (Japão). Professor Titular de Patologia da FMBo/Unesp, onde também foi coordenador do Núcleo de Avaliação do Impacto Ambiental sobre a Saúde Humana e diretor de Gestão Acadêmica do Hospital das Clínicas da Faculdade. Fundador da Associação Latino-americana de Patologia Toxicológica, da qual foi presidente por duas ocasiões.

José Eduardo Lutaif Dolci

Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Professor Titular de Otorrinolaringologia da instuição, na qual já foi diretor do Curso de Medicina e coordenador Geral dos Cursos Stricto e Latu Senso da Coordenadoria de Pós Graduação e Pesquisa e é o reitor atual. Foi presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico- Facial (Aborl-CCF). Diretor Científico da Associação Médica Brasileira.

José Luiz Gomes do Amaral

Graduado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Professor Titular da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva do Departamento de Cirurgia da instituição. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e presidente da Academia de Medicina de São Paulo. Presidente da Associação Paulista de Medicina e diretor Geral do Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM). Foi presidente da Associação Médica Brasileira e da Associação Médica Mundial.

José Osmar Medina Pestana

Formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Professor Titular da Disciplina de Nefrologia da instituição. É um dos líderes do Hospital do Rim. Participa de todo o processo de consolidação legal e logística dos programas de transplantes de órgãos no Brasil. Presidiu por duas vezes a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e a Sociedade Latino-Americana de Transplantes. Preside o Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp. Membro da Academia Nacional de Medicina. Coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 do estado de São Paulo.

Olímpio Bittar

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, mestrado em Administração Hospitalar e doutorado em Medicina Social. Assessor na Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo desde 2007. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Administração de Serviços de Saúde.

Paulo Manoel Pêgo Fernandes

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Torácica do Instituto do Coração/HC-FMUSP. Vice-diretor da FMUSP. Foi presidente da Sociedade de Cirurgia Cardiovascular do Estado de São Paulo e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Diretor Científico da Associação Paulista de Medicina e secretário Geral da Academia de Medicina de São Paulo. Editor-chefe da São Paulo Medical Journal e da Revista Diagnóstico & Tratamento. Pesquisador CNPQ Nível 1C.

Sérgio Okane

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo, onde também concluiu o mestrado. Especialista em Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia da Mão. Atualmente, é assistente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tarcísio Eloy Pessoa Barros

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da instituição e chefe da Disciplina de Afecções da Coluna Vertebral. Desenvolve vários projetos de pesquisa dentro da sua área de atuação, com enfoque nos protocolos de Células Tronco para Lesados Medulares. Foi diretor da FMUSP. É membro da Academia de Medicina de São Paulo.

Foto: Portal do Governo