Reunião da APM com especialidades recebe Endocrinologia

A Associação Paulista de Medicina recebeu, na manhã da última terça-feira (30), Adriano Nano Cury, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional São Paulo (SBEM) e diretor do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em mais uma reunião com as sociedades de especialidades.

Notícias em destaque

A Associação Paulista de Medicina recebeu, na manhã da última terça-feira (30), Adriano Nano Cury, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional São Paulo (SBEM) e diretor do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em mais uma reunião com as sociedades de especialidades.

José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM, foi o responsável por apresentar os principais objetivos e diretrizes dos encontros. “As direções das sociedades de especialidades e da APM mudaram em diferentes momentos, por esta razão, acabamos nos distanciando, e agora entendemos que isso não é algo bom”, introduziu.

Ele também explicou que o objetivo com a promoção das reuniões é mostrar a situação atual da APM na busca por diferentes interfaces e apresentar uma nova proposta de convênio com as entidades, que deverão nomear dois representantes para estarem envolvidos com a Associação para tomadas de decisão em prol da especialidade.

O presidente da SBEM ressaltou que o afastamento entre as sociedades e a APM muito se deve à chegada da pandemia de Covid-19 no mundo. “É visível que houve uma sobrecarga, as sociedades agregam muito para os benefícios dos associados, o que abrange algo enorme em suas vidas pessoais e profissionais. Por fragilidade, nos afastamos da APM, eu mesmo frequentava muito a sede social, e precisamos nos conectarmos novamente. Meu intuito é trazer a pessoa que participará ativamente deste projeto.”

Cury também destacou ser importante saber qual será a formatação, parceria e proximidade entre as duas entidades. “Contem com o apoio da SBEM, sempre tivemos parceria com a APM, e essa apresentação com certeza é fundamental. Com o tempo, as pessoas se desconectaram e não entenderam as fortes mudanças que ocorreram na Associação, que propõe tantos benefícios aos associados e à população.”

Vantagens e serviços

O superintendente de Estratégia e Marketing da APM, Jorge Assumpção, relembrou a história da Associação, seus principais objetivos e planos futuros, além de ter apresentado as mudanças estruturais realizadas nos últimos anos, como a criação do Instituto de Ensino Superior (IESAPM) e do Residencial APM, a parceria financeira com a Unicred e os inúmeros benefícios disponibilizados aos associados e às sociedades de especialidades.

“Nossa parceria com a Unicred é algo interessante, fomos procurados no ano passado por amigos de longa data, que buscavam expandir a cooperativa diante da alta procura de investimentos por parte dos médicos, e escolheram a APM para abrir uma de suas filiais, o que tem dado muito certo”, ressaltou Amaral.

O presidente da APM também explicou que no Instituto de Ensino é uma grande oportunidade de trabalho com as sociedades, pois é possível oferecer desenvolvimento profissional contínuo aos médicos e complementar sua formação geral: “Com a pandemia, vimos que era possível expandir este conhecimento por meio do ensino a distância, o que já é uma realidade para o IESAPM”.

Enfatizou, ainda, o importante papel exercido pela Associação no campo da Defesa Profissional, citando entre as atividades mais recentes a intensa participação e debate sobre as propostas de reforma tributária. Amaral também não deixou de salientar o projeto que está sendo desenvolvido em prol da população em situação de rua. “Criamos um grupo que trabalha intensamente para a criação de uma política pública voltada a este tema tão importante.”

O presidente da SBEM, por sua vez, complementou explicando que alunos da Santa Casa também participam ativamente de projetos em prol desta população. “Este é um ponto em que as sociedades podem contribuir. São ações realizadas pela APM que eu não conhecia. Na Faculdade de Medicina, assim como no IESAPM, trabalhamos em prol da extensão, e buscamos participação ativa de alunos no acolhimento e suporte de pessoas que não têm apoio governamental, o que é um grande desafio”, finalizou.

Fotos: Marina Bustos