Sucesso no início da 5ª edição do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM

Pela primeira vez no Centro de Convenções Frei Caneca, o evento reúne diferentes especialistas e traz as mais variadas abordagens a respeito de tecnologia, até a próxima quarta-feira, 22 de novembro

Notícias em destaque

Com o tema central focado em “Saúde Digital para todos”, na última segunda-feira, 20 de novembro, teve início a quinta edição do maior evento de Telemedicina e Saúde Digital da América Latina, o Global Summit Telemedicine & Digital Health APM. Pela primeira vez no Centro de Convenções Frei Caneca, o evento reúne diferentes especialistas e traz as mais variadas abordagens a respeito de tecnologia, até a próxima quarta-feira, 22 de novembro.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, relembrou que, em 2019, durante a primeira edição do Global Summit APM, havia uma grande preocupação acerca da construção e pavimentação de um caminho suficientemente confortável para a implementação da Saúde Digital no Brasil, uma vez que, enquanto alguns profissionais da Saúde entendiam que era algo inevitável e desejável, ainda havia muita resistência por parte de outros.

“O Global Summit APM nos foi uma tarefa urgente de tentar recuperar uma lacuna de quase duas décadas, porque o mundo inteiro, desde o começo dos anos 2000, já estava inserido neste assunto. Precisávamos fazer o Brasil retomar o conhecimento da prática e o evento foi o caminho para isso. Hoje, conversamos sobre a importância de entrarmos na esfera digital em todos os âmbitos, e o Governo do Estado de São Paulo tem isso como meta. No gabinete do secretário de Saúde, Eleuses Paiva, estamos em uma atividade intensa para chegarmos lá”, disse.

O presidente eleito da Associação Paulista de Medicina para o triênio 2023/2026, Antônio José Gonçalves, salientou que a entidade se consolida como precursora na discussão sobre o avanço da Saúde Digital e da Telemedicina. Segundo Gonçalves, durante a sua gestão à frente da APM, buscará continuar com o projeto, inserindo ainda mais práticas de atualização que contribuirão para engrandecer a Saúde Digital, levando o tema aos médicos mais experientes que possam não ter tanta facilidade com a utilização de novas tecnologias.

“Tenho a certeza de que isso pode melhorar a qualidade dos nossos prontuários. Temos muitas aplicações práticas. Isso é importante e não podemos esquecer da relação médico-paciente, porque a Medicina não é só Tecnologia, ela também precisa de muita humanidade e os resultados estão baseados nesta relação. Não podemos perder essa característica da prática da Medicina. Desejo que todos continuemos crescendo”, manifestou.

Enriquecer conhecimentos

Em seguida, Antonio Carlos Endrigo, diretor de Tecnologia de Informação da Associação Paulista de Medicina e copresidente do Global Summit APM, relembrou que, quando surgiu a ideia de realizar o evento, a APM enfrentou forte oposição de um grupo mais conservador, que os criticou fortemente por conta do apoio à Telemedicina.

“A intenção do GS APM foi trazer a discussão deste tema e abastecer a comunidade médica. Eu espero que durante esses três dias, vocês possam enriquecer os conhecimentos e os negócios, tudo no sentido de melhorar o serviço de Saúde às pessoas e aos profissionais desta área.”

O presidente do Global Summit APM, Jefferson Gomes Fernandes, fomentou que o evento tem como objetivo principal poder contribuir com todo o ecossistema da Saúde Digital no Brasil, destacando que, desde 2019, passou por diversos desafios – dentre eles, a pandemia de Covid-19 – que contribuiu para o crescimento da área.

Desde então, o GS APM tem recebido mais de 700 palestrantes, que trazem conhecimento, experiência e visão em um campo que está em constante transformação. “A APM foi pioneira e protagonista nesta área da Saúde Digital, trazendo a sua relevância e marca para congregar todos os atores no ecossistema. Neste sentido, acabou se tornando a principal entidade médica associativa a engajar os profissionais, entendendo a importância de promover cuidados com qualidade e segurança.”

De acordo com ele, é uma mudança contínua de aprendizado. “Isso não para aqui, temos novos obstáculos, como a necessidade de legislação sobre inteligência artificial em Saúde e, com certeza, a APM terá um importante papel. Há muitos desafios pela frente, mas para superá-los, precisamos trabalhar em conjunto”, finalizou.

Confira os principais destaques do primeiro dia do GS APM 2023 neste link e as fotos aqui.

Texto: Julia Rohrer

Fotos: Marcos Mesquita Fotografia