No dia 17 de outubro, a Associação Paulista de Medicina – Presidente Prudente promoveu a entrega do Prêmio Científico Marlene Spir. O evento faz parte da programação especial em homenagem ao Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.
O prêmio é uma homenagem à médica Marlene Spir, que celebra 55 anos de dedicação à frente do laboratório de mesmo nome. A instituição é reconhecida como referência em qualidade, inovação e compromisso com o avanço científico e humano. A honraria também reconhece sua atuação por três décadas na condução do Prêmio Dr. Odilo Antunes de Siqueira, enaltecendo o compromisso com a Medicina e a pesquisa.
Criado em 1994, este prêmio visa estimular a pesquisa na área da Saúde, valorizando o trabalho de profissionais e estudantes que contribuem para o desenvolvimento da Ciência. Na edição de 2025, o tema central foi “Saúde Humana”.
Os premiados foram:
1º lugar – Laura Sibele Martins Evangelista, biomédica, com o estudo “Avaliação de parâmetros hematológicos como indicadores preditivos da progressão da injúria renal aguda em pacientes com COVID-19 grave”.
2º lugar – Márcio Lopes Miranda, cirurgião pediátrico, com o tema “Correção de mielomeningocele fetal pela técnica fetoscópica com exposição uterina”.
3º lugar – Rafael da Silva Sá, mastologista, com o tema “Avaliação da eficácia do uso do verde de indocianina associada à fluorescência na biópsia do linfonodo sentinela”.
Para encerrar a noite, Gustavo Spoldor, geneticista e assessor em Genética Molecular do Laboratório Fleury, ministrou a palestra “Diagnóstico das alterações genômicas do pré-natal à maturidade”, abordando os avanços e perspectivas sobre a genética moderna.









Fotos: Divulgação